Veja como testar seu certificado digital em poucos passos

13 de maio de 2024
testar certificado digital
Getting your Trinity Audio player ready...

O certificado digital é uma ferramenta essencial para garantir a segurança e autenticidade de documentos eletrônicos. No entanto, muitas pessoas não sabem como testar seu certificado digital para verificar se está funcionando corretamente.  

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo detalhado de como testar cada tipo de certificado digital, seja ele A1, A3 ou online. Além disso, vamos explicar por que é importante realizar esse teste regularmente e como consultar a validade do seu certificado digital.  

Ao final, vamos mostrar como fazer o teste de certificado digital com a Soluti, uma empresa especializada em soluções digitais seguras. Não perca essa oportunidade de garantir a eficácia do seu certificado digital! 

 

O que é um certificado digital? 

Se você chegou aqui, provavelmente já tem uma ideia da resposta para essa pergunta. Mas para que não restem dúvidas, vamos a uma explicação inicial: O certificado digital é um documento muito utilizado no ambiente online que atesta a veracidade das informações prestadas por quem o possui. É uma espécie de identidade digital, que valida sua assinatura eletrônica e comprova que você é quem diz ser. 

Essa ferramenta é capaz de reduzir o tempo gasto com reuniões presenciais, idas a cartórios, e o gasto com certificações físicas e papelada. Ela permite também a realização de assinaturas de documentos, emissão de Notas Fiscais, validação de laudos, receitas e prescrições médicas e acesso a áreas restritas de sites e plataformas online, por exemplo. Em resumo, é um facilitador para quem prefere resolver de forma digital questões que antes só poderiam ser feitas pessoalmente. 

Existe um tipo de certificado para cada necessidade dos seus usuários. São utilizados por pessoas físicas e jurídicas, profissionais liberais, empresas contábeis, e-commerces e diversos outros segmentos que se beneficiam das suas funções.  

 

Por que e como testar seu certificado digital: Passo a passo 

Testar seu certificado digital é fundamental para garantir que ele esteja corretamente instalado e as cadeias de certificação estejam adequadas, caso contrário você pode correr o risco de não poder usá-lo num primeiro momento que se faça necessário.  

Cada AC (Autoridade Certificadora) que emite o certificado digital é responsável pelo seu teste. Normalmente, cada autoridade certificadora disponibiliza um passo a passo bastante simples para que seja possível testar o certificado digital e comprovar o seu bom funcionamento.  

Este serviço da Soluti permite que você teste o funcionamento do seu certificado digital, seja ele A2, A3 ou A4. Mas, para isso, é necessário que o driver do dispositivo esteja instalado corretamente. Abaixo segue um tutorial simples de como testar seu certificado digital, de acordo com o tipo escolhido, de forma rápida e online: 

Quer testar seu certificado agora mesmo? A gente te ajuda! 

1. Testar certificado digital A1 

Como o certificado digital A1 é do tipo que precisa ser instalado no seu hardware de preferência, então a primeira providência a ser tomada é realizar a instalação de acordo com as instruções da AC contratada para emissão. Quando a instalação for concluída, para dar início ao teste do seu certificado digital A1 basta acessar a página da AC que emitiu seu certificado, se direcionar para o ambiente de testagem, seguir o passo a passo e aguardar a finalização da verificação. 

2. Testar certificado digital A2, A3 e A4

Os certificados digitais A2, A3 e A4 não são do tipo que deve ser instalado no seu hardware. Eles são inseridos em tokens ou cartões digitais. Por isso, na hora de efetuar o teste de um desses documentos é preciso plugar o token na entrada USB, ou inserir o cartão digital numa leitora e cartões. Depois, basta acessar o site da Agência Certificadora responsável pela emissão do seu certificado digital e dar início ao processo de testagem assim que o documento digital for identificado.  

 

Como validar o certificado digital? 

Para se assegurar sobre a validação do seu certificado digital, é possível realizar esse processo através da plataforma do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). 

Antes de começar, tenha certeza de que seu certificado digital está instalado ou conectado ao hardware necessário. Acesse o site do ITI, navegue até a área de validação e clique na opção “Verificar Autenticidade”.  

Logo em seguida, uma janela será aberta para que você selecione o arquivo do seu certificado. Procure pela mensagem “Verificar Conformidade”. Após seguir as instruções, aguarde a resposta do ITI, que incluirá detalhes como o nome do assinante, a data de emissão e a validade do seu certificado digital. 

 

Teste de certificado digital com a Soluti: Comece aqui 

A Soluti é a empresa líder no mercado de certificação digital, fornecendo soluções digitais eficazes para pessoas físicas e jurídicas de diversas áreas. Com a Soluti, você pode diminuir significativamente o tempo e o dinheiro gasto com a emissão de documentação física. 

Vamos mostrar como fazer o teste do seu certificado digital online com a Soluti, no passo a passo abaixo: 

Como testar o Certificado Digital Online com a Soluti: 

  1. Acesse a plataforma da Soluti 
  2. Para iniciar o teste, basta clicar no botão indicado na página de teste e fazer o login com o seu Certificado Digital. 
  3. Em seguida, você será direcionado para uma página contendo os dados pessoais contidos no Certificado e a data de validade do mesmo. Aqui é importante conferir se  as informações apresentadas na página estão corretas e se o certificado continua dentro do período de validade. 
  4. Se surgirem dúvidas, os consultores da Soluti estão prontos para ajudar durante o processo, esclarecendo qualquer questão sobre a instalação, testagem e validação do certificado digital. 
  5. Com essas instruções, esperamos que o teste do seu certificado digital seja um processo simples e tranquilo. Lembre-se, a Soluti está aqui para ajudar você a navegar por este processo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *