Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quando pensamos em tecnologia, pode surgir uma dúvida sobre a segurança das trocas de dados e informações na web. Para resolver essa questão, foram criados protocolos de segurança para reduzir os riscos de roubo de dados: o SSL e o TLS.
Em um mundo onde o digital é mais real do que nunca, é preciso confiar que nossas informações estarão resguardadas, e que os ambientes web que visitamos ofereçam um mínimo de segurança quanto à sua origem e capacidade de preservar o que cadastramos.
Para que seja possível entender melhor os protocolos de segurança e Certificados SSL e TLS, montamos um pequeno histórico de suas criações. Nele, será possível compreender um pouco mais a importância de obtê-los para conferir autenticidade a um site, bem como suas diferenças e como eles podem ser úteis para visitantes web e para quem possui um site.
O que é SSL e TLS?
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os protocolos de segurança SSL e TLS, e o que eles significam:
SSL
SSL significa em inglês “Secure Sockets Layer”, ou camada de soquete seguro, e é um protocolo de segurança que é utilizado para criar um link criptografado entre um servidor web e um navegador web, o que, na prática, significa maior segurança na troca de mensagens.
TLS
Já o TLS, ou Transport Layer Security, conhecido no Brasil como segurança da camada de transporte, usa a criptografia para oferecer segurança e privacidade na troca de informações realizadas na internet.
Ele utiliza, assim como os Certificados Digitais, criptografia de ponta a ponta, tanto a simétrica, que usa a mesma chave para criptografar e descriptografar as mensagens, quanto a assimétrica, que se utiliza de uma chave pública e uma privada.
Como funciona um Certificado SSL e TLS?
Como já mencionamos acima, os Certificados Digitais são uma forma segura de realizar diversos tipos de operações, mas os Certificados SSL e TLS funcionam como uma forma de garantir que um site ou endereço web é verificado.
São esses Certificados que garantem ao visitante que o ambiente foi previamente verificado e é real e seguro, não uma cópia ou fraude feita por hackers ou pessoas mal-intencionadas, através do “s” a mais acrescentado ao HTTP. Sites verificados são identificados pela sigla HTTPS.
Se você for efetuar uma compra ou pagamento em um site verificado por Certificados SSL e TLS, é ele quem garante que seus dados sejam criptografados, reduzindo imensamente o risco de que suas informações caiam em mãos indevidas.
Os sites HTTPS, além de serem verificados, podem oferecer a certeza de que seus dados serão criptografados, e, ainda que caiam em mãos indevidas, seria muito difícil fazer a descriptografia sem a chave pública da outra ponta.
Qual a diferença entre SSL e TLS?
O Certificado TLS é o novo modelo a ser usado, já que o SSL é mais antigo; porém, ainda assim, o mercado costuma chamar os certificados TLS de SSL para facilitar a compreensão.
Ambos funcionam de forma parecida, mas há algumas especificidades que os diferem. Para começar a história, é preciso dizer que o certificado SSL 2.0 foi lançado em 1995, já que a versão 1.0 nem chegou a ser lançada publicamente.
Devido a falhas percebidas em sua segurança, foi substituído pela versão 3.0 em 1996. Já em 1999, surgiu o TLS 1.0, cobrindo as falhas que ainda eram oriundas do sistema SSL. Então, as diferenças entre eles estão nas atualizações que foram sendo desenvolvidas para garantir cada vez mais segurança aos usuários.
Mais uma coisa que pode ser dita que difere os dois Certificados é que o SSL usava o algoritmo Message Authentication Code para sua segurança, enquanto o TLS utiliza algoritmos de criptografia mais fortes, como o Hashing for Message Authentication Code.
Quais são os benefícios do uso de SSL ou TLS?
Além da tranquilidade de ter seu site verificado e com isso oferecer o que há de mais seguro no mercado, é válido ressaltar que há alguns pontos fortes na obtenção de Certificados SSL e TLS:
Segurança dos clientes
Clientes que se sentem seguros em um ambiente web acabam por retornar. Se a empresa for séria e responsável, oferecerá a seus clientes e usuários o que houver de mais seguro, para que se sintam realizados e retornem sempre, uma vez que ambientes seguros geram clientes satisfeitos.
Diferencial competitivo
Os usuários de sites, principalmente os que envolvem transações financeiras, estão cada vez mais preocupados com a segurança de seus dados, e uma empresa que optar por certificar seu site com SSL e TLS já sai na frente, pois seus clientes se sentirão mais dispostos a realizar compras em sites onde o ambiente é verificado.
Investir em um Certificado SSL se converterá em mais vendas e em clientes satisfeitos por estarem em um ambiente seguro.
Maior quantidade de acessos
Atualmente, o Google tem cobrado de muitos sites não verificados a atualização com os Certificados SSL, e isso inclui os mecanismos de busca, que privilegiam os endereços seguros nos seus resultados, aumentando a visibilidade e resultando em mais acessos.
Como verificar a criptografia de um site?
Muitas vezes, ao entrarmos em um site, seja para pesquisar informações ou mesmo realizar uma compra, nos perguntamos se o ambiente é seguro e se o site é realmente aquilo que aparenta ser. Mas surge a dúvida: como podemos ter essa certeza?
Essa é uma informação bastante fácil de ser verificada, e uma das formas é o “s” que mencionamos anteriormente adicionado ao HTTP no início do endereço web. Outra forma de se certificar é através do cadeado no lado esquerdo, no topo da página.
Mas há outra forma de checar se o site tem Certificado SSL. Basta que a página use o SSL EV, que cria um segundo link que leva o usuário a outra página onde se encontram as informações sobre quem opera o site, como CNPJ, telefone, entre outros dados.
Como instalar um Certificado SSL ou TLS em um site?
Para que seja possível fazer a instalação de um Certificado SSL ou TLS no seu site, existem diversos passos. O primeiro é contratar um host que ofereça esse pacote de serviços, e sua Certificação será feita automaticamente.
Outro processo é contratar um profissional competente, uma vez que esses protocolos são desenvolvidos com todos os recursos de segurança; então, dificilmente um gerenciador de página conseguirá fazê-lo.
O principal é garantir seu Certificado através de uma Autoridade Certificadora de confiança, como a Soluti, e escolher o modelo que melhor se enquadra às necessidades de sua empresa e seus usuários.
Deixar sua empresa e seus clientes desprotegidos não é mais uma opção, já que os sites de busca, como Google e Bing, já estão deixando em segundo plano nas respostas as buscas de sites que não são verificados.