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O brasileiro é um povo resiliente e criativo, que busca soluções muitas vezes em meio a crises. E no cenário da pandemia de Covid 19, onde todos ficaram restritos às suas casas, houve uma explosão de negócios virtuais, trazendo ainda mais luz para o empreendedorismo digital.
Mesmo que o empreendedorismo digital não seja exatamente algo novo, a necessidade de atender aos consumidores que buscam produtos e serviços sem que seja preciso um estabelecimento físico se torna cada vez mais parte da nossa realidade.
Neste artigo, pretendemos contar um pouco mais sobre esse tipo de negócio, que atinge um número expressivo de clientes, e conta com um número de produtos e serviços cada vez maior e mais variado.
O que é o empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital envolve a criação de negócios que utilizam a internet para promover e comercializar seus produtos e serviços, geralmente sem a necessidade de um espaço físico para vendas.
Esse modelo abrange uma ampla variedade de atividades, como a venda de produtos físicos e digitais, a prestação de serviços presenciais e online, a criação de conteúdo, o desenvolvimento de aplicativos, a oferta de serviços educacionais, entre outras diversas oportunidades.
O ato de empreender é o processo de identificação de novos nichos de mercado e oportunidades, onde é possível desenvolver algum tipo de atividade comercial, criando negócios e soluções para atender o público. E a tecnologia é um grande facilitador para quem quer empreender.
Quais são as principais vantagens do empreendedorismo digital?
Por mais que as pessoas acreditem que o empreendedorismo digital seja um processo árduo e que requer uma maior disponibilidade do empreendedor e sua equipe, as vantagens são inúmeras. Vamos ver aqui algumas delas, que podem ser um grande diferencial para quem ainda se pergunta quais são os pontos positivos:
Flexibilidade de horários e locais de trabalho
Como não há uma estrutura física que requeira a presença do empreendedor, os negócios virtuais apresentam uma incrível flexibilidade. Tanto na questão de locais onde é possível trabalhar, já que normalmente a ferramenta usada é um computador ou celular, quanto no quesito dos horários. Os empreendedores digitais podem ter uma rotina mais flexível, permitindo conciliar as atividades profissionais com as pessoais, nos horários mais convenientes.
Redução de custos operacionais
Toda vez que um negócio físico é aberto, o investimento costuma ser alto. Além de ter que pagar pelo espaço ocupado, as despesas inerentes, como condomínio, IPTU, conta de luz, telefone, água, internet também fazem parte do processo.
Isso sem esquecer as adequações que costumam ser necessárias para adaptar o local às necessidades do empreendedor, e isso inclui obras, reformas, decoração, mobília e reparos que se fazem necessários com o passar do tempo.
No empreendedorismo digital também é necessário investir, mas em tecnologias, não em um espaço físico. A criação de um site funcional e atrativo, que seja capaz de oferecer a melhor experiência ao seu cliente, é um dos investimentos mais importantes.
Como é possível trabalhar a partir da própria casa, vale investir na criação de um espaço de trabalho que seja agradável e permita o desenvolvimento das suas funções. Claro que o conforto também entra nessa equação, então uma boa cadeira ergonômica é importante.
Escalabilidade e potencial de crescimento
Como o empreendedor digital usa a tecnologia como ferramenta de divulgação do seu produto ou serviço, o alcance desse tipo de recurso é imenso. Saber que é possível vender cada vez mais com um investimento inicial único é estimulante.
Veja, por exemplo, um profissional de gastronomia que trabalha com bolos para eventos. Há um limite para a capacidade produtiva diária. Mas se ele resolver produzir e gravar um curso sobre o preparo de bolos, o céu é o limite.
Com um único investimento para a produção das aulas, ele pode vender seu curso para uma quantidade crescente de pessoas, sem que seja necessário gastar mais recursos. Pessoas de dentro e fora do país podem comprar o curso, que se manterá à venda por tempo indeterminado, tendo um alcance cada vez maior.
Facilidade para alcançar mercados globais
O potencial de alcance de produtos e serviços que são divulgados e comercializados de forma virtual é muito maior do que os que você só pode comprar presencialmente ou em lojas físicas.
Em especial os serviços, onde o envio e a contratação de frete não são necessários. Tudo é entregue de maneira virtual. Por isso, a capacidade de atingir um número maior de mercados é uma realidade bastante presente no empreendedorismo digital.
Vamos pensar numa empresa de marketing digital, com soluções de todos os tipos para seus clientes. É possível atender clientes de todos os lugares do país, e também do exterior, que podem comprar e receber seus serviços de forma eletrônica.
Com uma divulgação eficaz, é possível abarcar um número crescente de clientes, sem que as fronteiras físicas se tornem uma espécie de impedimento para que seja possível realizar um bom atendimento e prestar um excelente serviço.
Quais são as áreas de atuação no empreendedorismo digital?
Existem diversos formatos de negócios e possibilidades de atuação dentro do empreendedorismo digital. A capacidade de atuação depende exclusivamente do empreendedor e sua equipe. Vejamos abaixo as áreas mais importantes:
E-commerce e lojas virtuais
Quando nos referimos à venda de produtos de maneira digital, na grande parte das vezes ele é realizado através do e-commerce. Os sites de empresas são capazes de se transformar em lojas virtuais, onde se encontram os produtos disponíveis.
Mas para que seu e-commerce seja bem-sucedido, é preciso se atentar a alguns detalhes. Junto com a foto do produto, é preciso incluir o máximo possível de informações sobre ele, como peso e medidas, se for esse o caso.
Outra medida a ser tomada é com relação aos pagamentos recebidos. Seu site deve ser o mais seguro possível, e o uso de Certificados Digitais para sua validação e verificação é uma ferramenta que vai transmitir mais confiança aos clientes interessados.
Além da venda em si, outro cuidado necessário é com a logística de despacho e entrega do produto. Contratar uma empresa de transportes de confiança é um recurso fundamental para oferecer uma boa experiência ao cliente. Atente-se aos prazos combinados.
Criação de conteúdo (blog, YouTube, podcasts)
Há um público volumoso que busca na internet publicações sobre assuntos de seu interesse. E isso também é uma forma de consumo. Há um número cada vez maior de criadores de conteúdos voltados para o grande público, com temas como viagens, gastronomia, atividades físicas, cultura, entre outros.
A criação de vídeos e postagens para as mídias sociais, com conteúdos relevantes, pode atrair um público fiel, e por consequência marcas que sejam ligadas aos temas postados, gerando assim uma forma de renda através de anúncios pagos por empresas que querem ser relacionadas aos produtores desses conteúdos.
Muitas dessas pessoas que produzem vídeos e postagens podem se tornar influenciadores digitais, e quanto maior o número de seguidores e o alcance das suas publicações, maior será a quantidade de marcas interessadas em parcerias.
Cursos e mentorias online
Mais uma forma de empreender dentro do universo digital é através da comercialização de cursos, mentorias e consultorias on-line, também chamados de infoprodutos. Ou seja, seu empreendimento oferece conhecimento, mas a distância.
É possível vender e-books, cursos completos sobre os mais variados temas, mentorias sobre assuntos relevantes, webinars (pequenas aulas), consultorias sobre sua área de atuação, e palestras online.
Quais são as habilidades essenciais para o empreendedor digital?
O mercado para os empreendedores digitais é cada vez maior, mas isso não dispensa a necessidade de desenvolver algumas habilidades para obter sucesso. Vejamos algumas delas:
Competências técnicas (ex: ferramentas de automação e análise)
Ao contrário do que um negócio físico exige, no mundo do empreendedorismo digital é necessário fazer uso de algumas ferramentas para gerir e alavancar suas vendas de forma tecnológica. Busque, de acordo com seu ramo de atuação, os melhores recursos para que seja possível manter sua empresa sob controle, seja através de softwares de gestão, ou aplicativos voltados para análise de mercado.
Inteligência emocional e resiliência
Empreender não é fácil, tem que perseverar e estar sempre disposto a oferecer inovações ao seu público. Para isso é preciso ter resiliência, uma boa dose de coragem, e muita vontade de dar certo e se desenvolver. Estar atento ao mercado, ser capaz de prever novas soluções, lidar com as frustrações sabendo que são passageiras, e estar sempre disposto a seguir em frente são posturas necessárias aos que pretendem empreender.
Estratégias de marketing digital e SEO
Há uma frase bem antiga, mas sempre atual, que diz que a propaganda é a alma do negócio. E é preciso investir pesado em estratégias de marketing. No ambiente digital, o SEO (Search Engine Optimization) é uma das ferramentas mais importantes para a conversão de cliques e acessos ao seu site. Não há como empreender sem ter um plano de divulgação eficiente.
Gestão financeira para negócios online
Empreendimentos digitais requerem formatos de gestão também digitais. Independentemente do que for comercializado, contar com uma ferramenta de gestão financeira específica para negócios online pode ser um divisor de águas para seu crescimento e evolução. Existem ótimas soluções disponíveis, e muitas podem ser personalizadas de acordo com as suas demandas.
Como se iniciar no empreendedorismo digital?
E aqui vão algumas dicas para quem quer empreender de forma digital, mas com segurança e assertividade:
Defina seu nicho de mercado
Para que seu futuro empreendimento digital seja bem-sucedido, é importante definir em primeiro lugar seu nicho de mercado, a área que sua empresa irá atuar. Dê preferência ao ramo que você mais tenha afinidade, ou que seja de sua preferência, para que aprender sobre ele seja uma experiência enriquecedora.
Estude seu público-alvo e suas necessidades
Busque soluções para as dores, ou necessidades dos clientes em potencial. O ideal é oferecer ao seu público-alvo inovações, possibilidades de venda de produtos e serviços que sejam diferenciais no seu nicho de mercado.
Planeje e escolha as ferramentas digitais adequadas
Conte sempre com ferramentas que sejam as mais apropriadas para o formato do seu empreendimento digital. Comércios de produtos requerem estratégias e recursos diferentes do de serviços. Se atente para o que estiver mais de acordo com o que você oferece aos seus clientes, e invista em tecnologia em prol de oferecer a melhor experiência possível para seus clientes. A Soluti é a maior Certificadora Digital da América Latina e oferece diversas ferramentas avançadas para você adicionar mais segurança e confiança ao seu negócio.