CNH digital: como funciona e como emitir?

26 de dezembro de 2024
Getting your Trinity Audio player ready...

Há alguns anos, seria impossível sair de casa sem a carteira completa. No entanto, em tempos de muita tecnologia disponível, alguns itens da carteira começaram a ser dispensáveis, como cartões de banco, documento de identidade e a carteira de motorista, que aos poucos vêm sendo substituídos por suas versões virtuais, como a CNH Digital. 

O Governo Federal, e empresas estratégicas como a Soluti, vem investindo na criação de recursos online para facilitar a vida da população, reduzir a possibilidade de fraudes documentais e possibilitar acesso mais fácil às informações dos cidadãos através de ferramentas digitais de verificação. 

Neste artigo vamos falar sobre a CNH digital, uma inovação que chegou para trazer mais agilidade aos agentes que fazem sua conferência nas ruas e estradas do país, mas também para oferecer aos motoristas esse recurso que passou a oferecer maior segurança e comodidade. 

O que é a CNH Digital? 

A CNH digital é a versão eletrônica do documento de habilitação, a velha conhecida carteira de motorista, e possui as mesmas funções, valor legal, e assim como sua versão em papel, também tem prazo de expiração.  

Além de identificar os tipos de veículos que os motoristas podem conduzir, sejam carros, motos ou caminhões, a Carteira Nacional de Habilitação digital também pode ser utilizada, assim como a versão física, como documento oficial de identificação e é aceita em todo o território nacional. 

Diferenças entre CNH física e digital 

A validade dos dois tipos de documento, o físico e a CNH digital, é rigorosamente o mesmo, e sua aceitação também. A diferença é a forma como elas são apresentadas e portadas, já que o documento físico é impresso pelo Detran, em papel, e a versão digital pode ser baixada no seu celular, através do aplicativo oficial. 

Quais são as vantagens de ter uma CNH digital? 

Uma das vantagens que deve ser amplamente divulgada em relação ao documento de habilitação físico e o digital é que a versão virtual é mais sustentável, e deixa de ser necessário o uso de papel e tinta para sua impressão. O meio ambiente agradece. 

Uma outra vantagem é que a versão digital não pode ser extraviada, roubada nem danificada. É mais prático apresentar o celular, que sempre está à mão, com a versão digital da CNH, e mesmo que o celular precise ser substituído, é bem fácil baixar novamente o arquivo da CNH digital em outro aparelho. 

Como funciona a CNH digital? 

O lançamento e veiculação da CNH digital teve seu início em fevereiro de 2018, e no começo a ideia demorou um pouco a pegar, já que algumas pessoas podem oferecer certa resistência a novidades. 

Mas com o passar do tempo as pessoas se adaptaram a forma de solicitação da versão eletrônica da carteira de motorista, já que os motoristas que possuíam versão da CNH física com QR code puderam obter o documento digital de forma mais facilitada. 

E é justamente através da leitura do QR code presente no documento virtual que é possível para os órgãos de controle acessarem de forma muito mais rápida e fácil os dados do motorista. O valor da CNH digital não é tabelado, e fica a cargo do Denatran de cada região, então eles podem variar de cidade para cidade.  

Segurança e tecnologia envolvidas 

Como mencionamos anteriormente, o intuito do Governo Federal é unificar documentos, eliminar a possibilidade de fraudes e falsificações e permitir uma consulta rápida sobre o histórico de cada motorista através do documento digital. A tecnologia utilizada no desenvolvimento da CNH digital oferece maior segurança aos seus usuários, e é capaz de centralizar um número cada vez maior de informações sobre os indivíduos. 

Aplicativo e acesso à CNH digital 

O aplicativo para ter acesso à sua CNH digital é bastante fácil de usar, autoexplicativo, e só precisa usar sua internet na hora de acessar o app e fazer o download do documento, uma vez que depois disso fica automaticamente salvo. 

Como emitir a CNH digital? 

No início da versão digital da carteira de habilitação, era preciso usar sua versão física com o QR code para conseguir baixar o documento digital. Mas o sistema foi desenvolvido, e mesmo quem ainda não está em posse da carteira de motorista física já pode ter acesso à sua versão eletrônica. 

Passo a passo para a emissão 

Para ter acesso ao documento digital, basta seguir os seguintes passos: 

  • O primeiro passo é acessar o site do Denatran, clicar em cadastro e preencher todos os dados solicitados 
  • Depois de concluir o cadastro você receberá um e-mail com um link de ativação de cadastro, clique no link e siga as instruções informadas 
  • Baixe o aplicativo CDT, carteira digital de trânsito, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos de Android e iOS 
  • Insira o código de ativação enviado pelo Denatran 
  • Faça a prova de vida necessária, que é a identificação biométrica facial através do envio de sua imagem 
  • Na sequência cadastre o seu celular e uma senha de acordo com as diretrizes, que será solicitada todas às vezes que o motorista precisar acessar a CNH digital. 

Requisitos e documentos necessários 

Existem duas maneiras de facilitar esse processo, uma é através do QR code presente nas carteiras de habilitação com emissão posterior ao ano de 2017, e através dele acessar mais facilmente seus dados no sistema e conseguir fazer o processo de download do documento de forma mais prática. 

Outra forma tão segura quanto é através do uso de um certificado digital, que funciona como uma espécie de documento de identidade digital, e através também é possível acessar de forma mais fácil a sua Carteira Nacional de Habilitação digital. Lembrando que o certificado digital garante a segurança e o sigilo na troca de informações, já que suas mensagens são criptografadas de ponta a ponta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *