Assinatura Eletrônica agiliz​a emissão de CSNs com segurança

15 de abril de 2025
Getting your Trinity Audio player ready...

A assinatura eletrônica vem se consolidando como uma ferramenta essencial para modernizar processos no agronegócio. Por isso, o sistema de Certificados Sanitários Nacionais (CSN), utilizado para o trânsito de produtos de origem animal no território brasileiro, já alcançou a impressionante marca de mais de 100 mil solicitações com assinatura digital.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (TI) e a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), lançou o CSN em abril de 2024. Desde então, o sistema tem como objetivo tornar mais eficiente e seguro o processo de certificação e rastreabilidade dos produtos de origem animal. Não por acaso, o primeiro Certificado Sanitário Nacional com assinatura eletrônica foi emitido em 3 de abril de 2024.

A importância da Assinatura Eletrônica

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que a assinatura eletrônica não só agiliza os processos para habilitação de exportações, como também assegura a qualidade dos produtos de origem animal.

Dessa forma, alcançar a marca de 100 mil assinaturas demonstra o quanto a certificação eletrônica se tornou essencial para o crescimento do setor agropecuário. Além disso, das 100.118 solicitações realizadas, mais de 97 mil já foram concluídas, com um tempo médio de análise de apenas dois dias.

“Queremos avançar cada vez mais e trazer mais modernidade para facilitar o trabalho dos produtores rurais”, ressaltou Fávaro.

Os Benefícios da Assinatura Eletrônica no Agro

Para Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o sistema do CSN contribui diretamente para a agilidade e a desburocratização na emissão de certificados. Com isso, as empresas conseguem otimizar tempo e custos. Consequentemente, os benefícios se estendem até o consumidor final.

“Estas mudanças colocam o Brasil na vanguarda da produção de proteína animal, preparando o país para reforçar seu papel na segurança alimentar global”, afirmou Santin.

Facilidade e praticidade com a assinatura digital

Anteriormente, o CSN era emitido em papel, o que exigia impressão, carimbo, assinatura manual de um AFFA e transporte físico até o destinatário. Atualmente, com a assinatura digital, o processo ocorre de forma instantânea, eliminando esperas e reduzindo custos logísticos.

Na prática, a empresa acessa e imprime o documento imediatamente, com segurança garantida por assinatura eletrônica, código de autenticidade e QR Code. Por isso, a verificação da autenticidade do documento se tornou muito mais prática e confiável.

Facilitação de Identidade Digital com a Soluti

Quando se trata de Certificação Digital e tecnologia, a Soluti se destaca como referência no setor.

Como IDTech Certificadora Digital, a Soluti oferece soluções inovadoras em Identidade Virtual e Assinaturas Eletrônicas. A empresa atua como Autoridade Certificadora, credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Além disso, a Soluti aprimora constantemente seus produtos e serviços, sempre com foco em segurança e eficiência para negócios digitais de diversos segmentos.

Portanto, se você busca soluções confiáveis e completas, conte com a Soluti. Estamos prontos para te atender da melhor forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A gente se vê de novo?

Não precisa ser um adeus!  

Receba as melhores notícias sobre contabilidade, certificados digitais, empreendedorismo e tecnologia 

Para receber é só preencher o formulário