Getting your Trinity Audio player ready... |
As assinaturas digitais continuam evoluindo como pilares da transformação digital, ajudando na automação, segurança jurídica e sustentabilidade nos fluxos documentais. Além disso, no ano de 2025, diversas inovações tecnológicas estão consolidando o setor. Consequentemente, tanto grandes corporações quanto pequenas e médias empresas estão adotando essas soluções de forma estratégica. Pensando nisso, a Soluti reuniu as principais tendências que moldam esse ecossistema e que podem ajudar a impulsionar os seus negócios. Confira!
1. Integração avançada com Inteligência Artificial (IA)
A aplicação de Inteligência Artificial está elevando os níveis de eficiência e segurança nas soluções de assinatura digital. Nesse sentido, destacam-se:
Verificação de identidade baseada em IA: Tecnologias como biometria facial, autenticação por voz e análise de padrões comportamentais podem melhorar a validação de identidade, ou seja, ajudam a reduzir significativamente riscos de fraude.
Análise automatizada de documentos: Modelos de machine learning são capazes de detectar inconsistências, cláusulas suspeitas e falhas contratuais antes da assinatura. Com isso, otimizam a avaliação dos processos e reduzem o retrabalho jurídico.
2. Consolidação da blockchain em Processos de Assinatura
A tecnologia blockchain está sendo integrada aos sistemas de assinatura para garantir autenticidade, integridade e rastreabilidade. Como resultado, os processos ganham mais confiabilidade e transparência:
Registros imutáveis: Cada transação ou assinatura gera um hash único registrado em blockchain. Assim, é possível assegurar total transparência e inviolabilidade.
Contratos inteligentes (smart contracts): Documentos digitais com execução automática de cláusulas pré-programadas, eliminando, portanto, a necessidade de intermediários e aumentando a agilidade contratual.
3. Foco na experiência do usuário e acessibilidade
Hoje em dia, o aprimoramento da usabilidade é um diferencial competitivo entre plataformas de assinatura. Por isso, investir na experiência do usuário é fundamental:
Interfaces responsivas e intuitivas: O design centrado no usuário permite fluxos simplificados, beneficiando tanto profissionais técnicos quanto usuários com menor familiaridade digital.
Multicanalidade: A possibilidade de assinar documentos com segurança em múltiplos dispositivos (desktop, mobile, tablet) reflete diretamente na mobilidade e produtividade da empresa.
4. Rigor com a privacidade
A conformidade com marcos legais como a LGPD e o GDPR é mandatória. Dessa forma, as soluções devem incorporar altos padrões de proteção:
Criptografia de ponta a ponta: Dados sensíveis são protegidos com algoritmos robustos. Em outras palavras, garantem-se a confidencialidade e integridade das informações.
Registros auditáveis: A geração de trilhas completas de auditoria, com logs e relatórios detalhados, é essencial para atender exigências legais e normativas.
5. Sustentabilidade e Estratégia Paperless
A digitalização dos processos representa uma contribuição direta para as metas de ESG. Além de reduzir custos, ela colabora com a preservação ambiental:
Adoção do modelo paperless: A redução expressiva do uso de papel contribui para a diminuição da pegada de carbono e melhora a eficiência operacional.
Casos de uso: Empresas como a Soluti implementaram assinaturas digitais em departamentos de RH. Como resultado, reduziram significativamente a geração de documentos impressos e o tempo de processamento.
6. Democratização nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Em 2025, a escalabilidade e flexibilidade das soluções tornam o mercado mais acessível para PMEs. Isso significa que a transformação digital se estende para além das grandes empresas:
Modelos comerciais adaptáveis: Planos e funcionalidades são moldados às necessidades operacionais e orçamentárias de pequenos negócios.
Capacitação digital: Acompanhada de programas de treinamento e suporte técnico, a adoção tecnológica se torna mais eficiente. Na prática, isso estimula a inovação e a competitividade. Na Soluti, oferecemos trilhas de conhecimento específicas para que nossos clientes tenham o melhor desempenho. Visite nossa Central de Conteúdos e confira!
7. Aplicações em setores emergentes
Setores tradicionalmente analógicos estão incorporando soluções digitais para otimização de processos. Entre eles, destacam-se:
Saúde: Prontuários eletrônicos, assinaturas de consentimento e prescrições digitais agora têm validade jurídica e interoperabilidade com sistemas. Inclusive, o Bird ID, da Soluti, é o primeiro Certificado em Nuvem do Brasil utilizado por médicos nessas tarefas.
Educação: Emissão digital de diplomas, contratos acadêmicos e termos de estágio. Dessa forma, os processos manuais são eliminados, e a segurança documental é ampliada.
Solução Intellisign, da Soluti
A Intellisign, produto pertencente à Soluti, representa uma plataforma robusta e segura para assinatura digital e gestão documental. Com ela, é possível acelerar vendas, contratos e a gestão financeira, sem altos custos operacionais. Além disso, a solução está preparada para atender tanto operações complexas quanto as demandas de PMEs.
Portanto, com a Intellisign e o cuidado da Soluti, empresas de todos os portes têm à disposição uma solução moderna, segura e com validade jurídica, pronta para acelerar a transformação digital com confiança e inovação.
Não perca tempo: conheça agora! De contratos a documentos internos, a Intellisign torna tudo mais rápido, seguro e acessível.