Como o Certificado Digital pode prevenir fraudes financeiras

30 de junho de 2025
Getting your Trinity Audio player ready...

Enquanto milhões de iniciativas ao redor do mundo investem em tecnologias para barrar criminosos cibernéticos, o cibercrime continua avançando. Apesar dos esforços, ele ainda encontra brechas significativas, impulsionado pela alta lucratividade. Crimes inéditos e de execução simples surgem com frequência. Consequentemente, as ações se tornam cada vez mais ousadas e causam prejuízos bilionários para pessoas e empresas.

A única tecnologia que atualmente se mantém à frente desse cenário é a criptografia embarcada em certificados digitais. Ela utiliza algoritmos matemáticos robustos e sistemas modernos de segurança, como o uso de curvas elípticas. É o que explica Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).

Segundo ele, sem essas ferramentas, qualquer pessoa pode se tornar vítima. Basta responder a e-mails maliciosos, usar login e senha sem proteção ou anotar essas informações em locais inseguros, como carteiras. Além disso, permanecer por muito tempo sem atualizar credenciais ou realizar transações de alto valor aumenta os riscos. Esses riscos são desproporcionais às facilidades da vida digital.

Fraudes financeiras ganham sofisticação no Brasil

No Brasil, o cenário de cibercrime está cada vez mais sofisticado. Criminosos aprimoram suas táticas continuamente e alcançam novas vítimas com mais facilidade. Não por acaso, a sensação de insegurança cresce. Ela é reforçada por dados de mercado que mostram o aumento nas tentativas de fraude nos últimos anos.

O uso de tecnologias como inteligência artificial, redes sociais e deepfakes torna os ataques mais convincentes. Por isso, também ficam mais difíceis de detectar. Proteger identidades e combater fraudes virou um desafio constante para empresas e consumidores.

As perdas financeiras são significativas. Em muitos casos, as vítimas relatam prejuízos superiores a R$ 1.000. Além do impacto financeiro, há o desgaste emocional e a burocracia para reaver crédito ou contestar operações.

Comportamentos de risco ainda são frequentes

Mesmo com tantos alertas, comportamentos de risco continuam comuns. Muitas pessoas ainda realizam transações online sem proteção, como antivírus atualizados ou autenticação em dois fatores. Além disso, o uso de senhas fracas e repetidas aumenta a vulnerabilidade frente aos ataques.

Esse tipo de conduta alimenta o crescimento de cibercrime. Dessa forma, é essencial adotar medidas de segurança, como o uso de certificados digitais. Eles embarcam dados criptografados, autenticação avançada e, em muitos casos, biometria.

Os golpes mais comuns e como se proteger

Pessoas que praticam cibercrime costumam explorar temas de grande apelo ou relevância imediata. Golpes relacionados à declaração do imposto de renda, revisões de benefícios ou movimentações bancárias suspeitas são frequentes. Normalmente, eles usam mensagens enganosas por e-mail, SMS ou aplicativos para atrair vítimas com links maliciosos.

Com o uso das redes sociais, o alcance dessas armadilhas aumenta rapidamente. Fraudes envolvendo transferências, boletos e cartões de crédito lideram o ranking dos crimes digitais no país.

Esses ataques ocorrem, principalmente, em dois formatos: phishing e vírus. No phishing, os criminosos criam páginas falsas que imitam instituições reais. Assim, convencem os usuários a entregar seus dados. Já os malwares como o ransomware, roubam informações diretamente dos computadores das vítimas.

Nos dois casos, os alvos principais são login e senha. No entanto, o uso de certificados digitais, como os oferecidos pela Soluti, torna esses ataques ineficazes.

Soluti: referência em certificação digital

A Soluti é a maior Autoridade Certificadora da América Latina, com mais de 15 anos de experiência no setor. A empresa oferece soluções como o Bird ID, certificado digital em nuvem que une mobilidade, segurança e validade jurídica.

Além disso, a Soluti é integrada à ICP-Brasil, sistema que garante o funcionamento confiável da certificação digital no país. Graças a esse modelo, o índice de fraudes com certificados digitais é de apenas 0,008%, um dado que comprova sua confiabilidade.

Não apenas garante autoria e integridade nas transações com base no princípio do não repúdio como também possui validade jurídica. Com isso, empresas e pessoas físicas podem assinar documentos, acessar sistemas do governo, emitir notas fiscais e muito mais com segurança.

Impacto positivo: segurança, economia e sustentabilidade

A certificação digital também gera impacto direto na redução de custos e no cuidado com o meio ambiente. A nota fiscal eletrônica, por exemplo, já superou 16 bilhões de documentos emitidos desde 2006. Isso representa uma economia de mais de 64 bilhões de folhas de papel.

Portanto, além de proteger o ambiente digital, a certificação contribui para a sustentabilidade. A Soluti continua investindo em inovação e segurança. Para quem busca agilidade, confiança e tecnologia de ponta, os certificados digitais da empresa são a escolha certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A gente se vê de novo?

Não precisa ser um adeus!  

Receba as melhores notícias sobre contabilidade, certificados digitais, empreendedorismo e tecnologia 

Para receber é só preencher o formulário