|
Getting your Trinity Audio player ready... |
Se você precisa apresentar uma assinatura em um documento eletrônico, utilizar aplicativos pode ser uma solução prática e acessível. Além de serem fáceis de usar, esses recursos funcionam em notebooks, computadores e até mesmo celulares, oferecendo mais flexibilidade no dia a dia.
Pensando nisso, o conteúdo de hoje da Soluti traz um passo a passo completo para ensinar como assinar documentos com o Certificado Digital no Adobe Acrobat. Assim, você garante a autenticidade e a validade jurídica dos seus arquivos com rapidez e segurança.
Passo a passo para assinar um documento
Primeiro, localize o arquivo PDF que deseja assinar, clique com o botão direito do mouse e selecione: Abrir com > Adobe Reader.
Em seguida, no Adobe Reader DC, clique em Tools (Mais Ferramentas), no canto superior esquerdo, e depois selecione Certificates (Usar um Certificado).
Depois, clique em Digitally Sign (Assinar Digitalmente).
Na sequência, confirme em OK para criar um retângulo de assinatura.
Agora, posicione o retângulo no local desejado do documento.
Ao soltar o retângulo, surgirá uma janela com as opções de assinatura. Escolha o seu Certificado Digital no menu suspenso. Se quiser, personalize a aparência da assinatura e clique em Sign (Assinar).
Logo depois, o sistema pedirá para salvar o documento. Você pode substituir o arquivo original ou salvar com um novo nome. Clique em Save (Salvar).
Por fim, digite a senha do seu certificado AATL (no caso do Bird ID, insira o Código OTP).
Após concluir o processo, a assinatura aparecerá no local selecionado e a “Barra Azul” será exibida, confirmando que o documento foi assinado corretamente e possui validade jurídica.


