Certificação digital em escritórios de advocacia: um diferencial competitivo

10 de março de 2025
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As ferramentas tecnológicas promoveram muitas mudanças na rotina de diversos profissionais. Os advogados, por exemplo, podem otimizar o dia a dia através da utilização do certificado digital. Um recurso cada vez mais popular em escritórios de advocacia, destacando-se pela eficiência e rapidez. 

O meio jurídico sempre lidou com um enorme volume de documentos, que precisavam ser assinados, reconhecidos e autenticados, gerando uma grande burocracia que envolvia deslocamento, idas ao cartório e reuniões presenciais. 

A utilização do certificado digital em escritórios de advocacia gerou uma mudança profunda na gestão de documentos e produção de peças processuais. Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre os benefícios que essa ferramenta pode oferecer aos profissionais e empresas da área jurídica. 

O que é certificação digital e como funciona? 

A certificação digital foi desenvolvida para assegurar a legitimidade e segurança das informações trocadas no ambiente digital. É ela que permite a realização de assinaturas eletrônicas qualificadas, que possuem validade jurídica, e uma série de outras funcionalidades. 

O certificado digital é um documento eletrônico que funciona como uma identidade digital tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, e contém os principais dados de identificação de indivíduos ou empresas. 

O funcionamento da certificação digital se dá com base em um par de chaves criptográficas: uma pública, para quem recebe a informação, e uma privada, para o dono do certificado digital e o emissor dos dados. 

É a chave privada a responsável por codificar as informações e validar a identidade do usuário do certificado, enquanto a chave pública decodifica os dados enviados e criptografados pela chave privada. Graças à criptografia assimétrica, somente o emissor e o receptor das mensagens conseguem ter acesso ao seu conteúdo.

Tipo de certificado digital ideal para advogados 

Existem diversos tipos de certificados digitais, cada um voltado para diferentes necessidades. Para advogados, o mais indicado é o e-CPF, disponível em nuvem ou token. 

O e-CPF é a identidade digital da pessoa física e permite assinar documentos, acessar sistemas do governo, realizar peticionamento eletrônico e cumprir obrigações fiscais com segurança e validade jurídica.  

Quais são as vantagens da certificação digital para escritórios de advocacia? 

Além de todas as funcionalidades que o certificado digital oferece aos seus signatários, os advogados atualmente têm sua vida profissional bastante facilitada com a grande quantidade de ações que podem realizar através do uso do certificado. Vejamos algumas das suas vantagens para esses profissionais: 

Aumento da segurança jurídica 

Além da possibilidade de realizar assinaturas digitais com validade jurídica e sem a necessidade de reconhecimento no cartório, o profissional da área jurídica terá muito mais segurança em suas transações no ambiente virtual. 

Como mencionamos acima, a troca de dados é feita de forma criptografada, e somente os portadores das chaves pública e privada terão acesso ao conteúdo das mensagens, mantendo o sigilo, evitando fraudes e o vazamento dos dados trocados. 

Agilidade e eficiência nos processos 

Graças ao certificado digital em escritórios de advocacia, os profissionais conseguem analisar e resolver os processos de uma maneira muito mais eficiente, já que podem assinar petições, emitir pareceres, procurações e contratos, acessar seus processos de forma remota, emitir guias de recolhimento de impostos e ainda ter uma comunicação mais ágil com a Receita Federal através da sua plataforma online. 

Além de evitar deslocamentos até fóruns e tribunais para ratificar petições ou protocolos, com o uso do certificado digital para escritórios de advocacia, a prospecção de novos clientes se torna mais efetiva, já que a grande maioria busca por empresas que investem em segurança e tecnologia. 

Economia de custos operacionais 

Na era digital, os advogados não precisam mais de reconhecimentos, autenticações nem deslocamentos para o cartório ou para a entrega de documentos como procurações, contratos, petições e vários outros. Com o certificado digital, esses processos cartorários deixam de ser necessários, e o envio pode ser feito online. 

Além de reduzir os custos com deslocamento, devemos levar em conta que a impressão de papéis diminui consideravelmente, assim como a necessidade de espaço para armazenagem de documentos físicos. Essa prática também contribui para a sustentabilidade. 

A certificação digital como diferencial competitivo no mercado jurídico 

Devemos levar em conta todas as vantagens que o certificado digital em escritórios de advocacia pode proporcionar, como vimos acima. Mas vai além disso, já que a tecnologia é uma aliada importante na competitividade. 

Aumento da confiança dos clientes 

Os clientes estão em busca de serviços que não só atendam suas demandas, mas também o façam da maneira mais prática possível, reduzindo o tempo gasto com burocracias. 

Ter o certificado digital é um diferencial que proporcionará aos seus clientes mais confiança na capacidade de resolução dos problemas com métodos mais seguros, sem risco de vazamento de dados e de forma dinâmica. 

Melhoria da comunicação com clientes e parceiros 

Com a digitalização dos processos jurídicos, a comunicação com clientes e parceiros comerciais se torna muito mais ágil, prática e segura. A troca de dados é feita de maneira sigilosa, sem a necessidade de reuniões presenciais, tornando a tecnologia uma ferramenta essencial para o bom andamento dos casos e transações. 

Vantagem em processos eletrônicos e tribunal digital 

Com o uso do certificado digital em escritórios de advocacia, a gestão de processos pode ser feita diretamente do ambiente de trabalho, evitando deslocamentos aos fóruns e tribunais antes de audiências, que também podem ser realizadas de forma virtual. 

Além disso, armazenar documentos eletrônicos economiza tempo na hora de arquivar e buscar informações, tornando esse processo mais prático com o uso de filtros e computadores. Há também um histórico de assinaturas, alterações e consultas. 

O acesso aos documentos só poderá ser feito por pessoas previamente autorizadas, e, para garantir o sigilo, tudo é criptografado, reduzindo o risco de roubo de dados. 

Qual o processo de aquisição e implementação do certificado digital? 

Se você ou sua empresa ainda não possuem um certificado digital, confira abaixo um passo a passo para obtê-lo de forma rápida e descomplicada: 

Passo a passo para obter o certificado 

O primeiro passo é pesquisar sobre as Autoridades Certificadoras (ACs), que são responsáveis pela comercialização do certificado digital e devem operar de acordo com as diretrizes da ICP-Brasil e as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

A Soluti é líder de mercado em certificação digital para escritórios de advocacia e possui uma ampla carteira de clientes, tendo vasta experiência na comercialização de certificados digitais para a área jurídica. 

Após definir a AC, é necessário avaliar suas demandas e, com base nessas informações, escolher o melhor modelo de certificado digital, sua validade e a forma de uso, seja através da instalação em um computador, do uso de um token ou do armazenamento em nuvem. 

Custos e prazos para adquirir 

Cada tipo de certificado digital tem um valor diferente, e a validade também interfere em seu custo. Para saber quanto investir nessa ferramenta, é necessário definir o modelo mais adequado às suas necessidades. 

Após o pagamento e a conclusão do processo, incluindo a conferência com a AC para comprovar a identidade do solicitante, o prazo para recebimento do certificado pode variar, mas geralmente não ultrapassa uma semana, podendo ser concluído em até dois dias após a compra. 

Manutenção e validade do certificado digital 

Se você ou sua empresa optarem por um certificado com número restrito de utilizações, é essencial acompanhar sua validade para não perder a data de renovação. No ramo jurídico, onde o uso é constante, recomenda-se adquirir um certificado com prazo de validade mais longo, garantindo um melhor custo-benefício. 

 

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