Getting your Trinity Audio player ready... |
Com a digitalização de processos, assinar documentos online é uma das maneiras mais práticas e seguras de agilizar a rotina de trabalho. A integração do Certificado Digital com documentos em formato PDF (Portable Document Format) é muito avançada, tornando-se a combinação perfeita para assinaturas digitais com validade jurídica e alto nível de segurança.
Neste artigo, vamos explicar como realizar a assinatura de documentos PDF com Certificado Digital, e abordar suas vantagens na otimização de processos e na economia de tempo e recursos. Vamos lá!
Vantagens de assinar documentos com Certificado Digital
A assinatura com Certificado Digital poupa tempo e elimina a necessidade de deslocamentos. Além disso, essa tecnologia proporciona o fechamento de contratos de negócios a partir de qualquer lugar do mundo, tornando-se imprescindível para empresas que possuem colaboradores ou clientes em diversas cidades ou países diferentes.
O Certificado Digital oferece uma série de benefícios:
Agilidade: Assine documentos sem sair de casa, com apenas alguns cliques.
Praticidade: A assinatura digital simplifica o gerenciamento de contratos, evitando processos em papel.
Segurança jurídica: A assinatura com Certificado Digital tem validade legal, conferindo autenticidade ao documento.
Mobilidade: Documentos podem ser assinados de qualquer dispositivo com acesso à internet.
A assinatura digital com Certificado Digital garante muito mais credibilidade e proteção a documentos eletrônicos do que as assinaturas digitais mais simples. Por isso, a opção pelo Certificado Digital é fundamental para atestar a autenticidade e reforçar a segurança em transações digitais.
Passo a passo: Como assinar PDFs com Certificado Digital pelo Bird ID
Criado em 2019, o Bird ID é o primeiro certificado digital em nuvem do mundo que revolucionou o mercado tecnológico e que pode ser usado no smartphone através do aplicativo Bird ID, dispensando o uso de mídias físicas, como Token ou Smartcard. Em sua nova atualização, os usuários podem assinar documentos pelo aplicativo sem a necessidade de outros softwares.
O Bird ID pode ser usado para:
- Assinar documentos digitalmente, como contratos, procurações etc;
- Obter a CNH Digital;
- Acesso ao e-CAC, Conectividade Social, Receita Federal;
- Fazer declaração de imposto de renda;
- Envio do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;
- Autenticação em sites e sistemas.
Veja como é fácil e seguro assinar seus documentos em formato PDF com o Bird ID
Em seu primeiro acesso ao Bird ID, aparecerá uma série de passos com as principais etapas e utilidades que você deve seguir, após isso, é só começar a assinar!
Passo 1: Clique em “Adicionar” e selecione o PDF desejado (deve conter no máximo 25MB).
Lembre-se! Verifique a assinatura ativa na aba “Meus Certificados”.
Passo 2: Clique em “Assinar” e aguarde a notificação que foi “Assinado com sucesso!”
O seu documento será assinado com o tipo de “Assinatura Qualificada”
Passo 3: Prontinho! Agora salve ou compartilhe o documento!
Lembre-se: Para sua segurança, o Certificado Digital não fica armazenado no aplicativo, mas sim na nuvem, na sua Conta Bird ID.
Legal, né? Além disso, é possível recarregar o Bird ID com a Soluti, escolhendo o plano que se adeque melhor à sua necessidade. Confira quais são os planos clicando neste link.
Como assinar PDFs com o Adobe Acrobat Reader
O PDF é um formato amplamente utilizado para documentos que não podem ser alterados, como contratos, certidões e atas. O Adobe Acrobat Reader é a plataforma mais recomendada para o gerenciamento de arquivos PDF, sendo o único visualizador que pode abrir e interagir com todos os formatos disponíveis, incluindo formulários e conteúdos multimídia. Além disso, o software possui integração com os Certificados Digitais no padrão da ICP-Brasil.
Veja como é fácil utilizar o Certificado Digital em documentos PDF:
- 1. Abra o documento PDF no Adobe Acrobat Reader.
- 2. No menu lateral, clique em “Ver mais” e, em seguida, em “Usar um Certificado”.
- 3. Selecione “Assinar digitalmente”.
- 4. Com o mouse, determine o espaço no documento onde será posicionada a assinatura.
- 5. A janela “Assinar com uma ID digital” aparecerá. Escolha o Certificado que será utilizado.
- 6. Clique em Continuar e personalize a aparência da assinatura, caso deseje.
- 7. Clique em Assinar. Salve o documento PDF com um novo nome ou substitua o antigo, caso queira manter o seu título.
- 6. Insira a senha ou o código OTP solicitado pelo Certificado Digital.
- 7. Prontinho! O documento PDF já está assinado!
Após assinar com um Certificado Digital, o documento se tornará somente leitura, impedindo futuras modificações e exibindo um ícone que indica a assinatura digital.
Por que usar um Certificado Digital em vez de assinaturas simples?
O Certificado Digital possui validade jurídica e alta segurança, o que o diferencia de assinaturas eletrônicas simples e gratuitas, que podem ser vulneráveis a fraudes. Com o protocolo de segurança estabelecido pelo padrão da ICP-Brasil, a identidade do signatário e a integridade do documento são totalmente preservadas.
Desta forma, documentos PDF assinados com um Certificado são amplamente aceitos em transações comerciais e jurídicas. Já uma assinatura eletrônica simples não oferece a mesma proteção, podendo ser facilmente contestada.
Como obter um Certificado Digital para assinar documentos PDF?
Para adquirir um Certificado Digital válido, é preciso procurar uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pela ICP-Brasil. Para uma experiência segura e eficiente, conte com a tradição de mais de 16 anos de mercado da Soluti! Nossas soluções de Certificação Digital são robustas e avançadas, ideais para empresas e profissionais que buscam praticidade e segurança na assinatura de documentos digitais.