Estratégias eficazes para contadores aumentarem o seu ticket médio

8 de outubro de 2024
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Para que as empresas possam avaliar a sua saúde financeira, há uma métrica relativamente simples que pode fazer a diferença: o cálculo do ticket médio. Essa prática bastante útil pode indicar em que situação se encontra suas finanças.

Empresas da área de contabilidade devem se atentar para esse modelo de indicador, como forma de identificar em que momento seu negócio se encontra, e a partir desse resultado implementar novas estratégias para diversificar seu portfólio e conseguir o aumento do ticket médio e, consequentemente, do seu lucro.

Neste artigo, vamos desenvolver o conceito de ticket médio, explicar de forma detalhada como o seu cálculo deve ser feito, mostrar outro tipo de indicador comparativo que deve ser utilizado, e dar sugestões para incrementar seu negócio.

O que é ticket médio?

O ticket médio é o cálculo do valor médio das vendas realizadas dentro de um período, fazendo a relação do valor total que foi faturado com o número de vendas realizadas nesse mesmo espaço de tempo.

O ticket médio é um excelente indicador de vendas, e através da sua métrica é possível perceber quanto cada venda pode trazer de receita para a empresa. Com a percepção do ticket médio é possível implementar novas estratégias para ampliar o seu valor.

As empresas estão sempre em busca de aumentar seu ticket médio, por meio da venda de novos produtos ou serviços para os clientes já existentes, fazendo com que eles gastem mais a cada venda. Além disso, também é importante investir na ampliação de suas carteiras de clientes.

Como calcular o ticket médio de serviços contábeis?

A fórmula de cálculo do ticket médio é bastante simples. Basta pegar o número de clientes de um período pré-determinado, que pode ser uma semana, um mês ou um bimestre, e o valor do faturamento da empresa nesse mesmo espaço de tempo.

De posse dessas informações, basta dividir o montante faturado pela empresa dentro deste período pela quantidade de clientes que realizaram compras de produtos ou serviços no mesmo intervalo, e assim calcular o ticket médio.

Um exemplo de como realizar esse cálculo:

Ticket médio = faturamento do mês / número de vendas do mês

Se seu negócio faturou em um mês um montante de R$ 100 mil em vendas de serviços ou produtos, e o número de vendas foi de 50 clientes, basta fazer a divisão. Neste caso, o valor do seu ticket médio é de R$ 2 mil.

Dentro desse universo, podem existir vendas com valor superior a R$ 2 mil e vendas abaixo desse total, e por isso é importante utilizar o ticket médio como um indicador do desempenho da sua área comercial, e utilizá-lo para a criação de novas estratégias de venda.

O que é um bom ticket médio?

O valor do ticket médio é considerado positivo quando ele cobre os custos de aquisição de clientes, o CAC, e assim é capaz de gerar lucratividade para a empresa. Então, o CAC é um indicador importante, que também precisa ser considerado.

Para compreender melhor essa relação, basta calcular o valor gasto pela empresa para conquistar um novo cliente e uma nova venda. Esse valor deve ser menor que o do ticket médio. Do contrário, a saúde financeira da sua companhia não está boa, e isso pode comprometer as suas finanças.

Para obtenção desse valor, basta dividir os investimentos feitos para a aquisição de novas vendas, pelo número de clientes que foram conquistados. O investimento se baseia em diversos tipos de despesas, como marketing, comissionamento, salários, treinamentos, novas ferramentas digitais etc.

Um cuidado que deve ser tomado antes de avaliar o posicionamento do seu ticket médio é levar em conta o nicho de mercado que sua empresa ocupa. Caso você opte por fazer um comparativo com a concorrência, é preciso observar companhias similares, pois empresas de segmentos diversos possuem tickets médios muito diferentes em valores.

Confira algumas estratégias de como aumentar o ticket médio do seu escritório contábil

Para que sua empresa possa expandir o faturamento, algumas ferramentas são muito úteis. Vejamos abaixo algumas sugestões que farão toda a diferença para o seu negócio:

Especialização

Para quem pretende aumentar o ticket médio de sua empresa, é preciso saber que o investimento em treinamentos e qualificações é um dos primeiros passos para a melhoria dos serviços prestados.

Equipes que possuem maior capacitação são capazes de oferecer o melhor aos seus clientes. Por isso, possuir especialização na área contábil é o primeiro passo para um atendimento de excelência e na fidelização de clientes.

Para que isso seja uma realidade dentro do seu negócio, busque estar em constante aprendizado, seja através de cursos e treinamentos da área contábil, ou mesmo com o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais que podem ajudar seu negócio.

Melhore a experiência do cliente

A regra é clara no mundo dos negócios: clientes satisfeitos se tornam seus parceiros constantes, e não precisam procurar outras empresas que prestem o mesmo serviço que você oferece.

Além da fidelização dos clientes, eles se sentirão mais seguros no momento em que você oferecer novos produtos e serviços, e confiarão na sua indicação para compra e contratação.

Para isso, seja um parceiro exemplar. Atenda ou retorne as ligações, seja cordial, tenha um pós-venda tão bom quanto o seu pré-venda, estabeleça canais diretos de comunicação, ofereça as novidades de mercado aos seus clientes e mantenha uma relação próxima com eles. Isso inclui ouvir e processar críticas e sugestões.

Atendimento humanizado

O trabalho do contador deve ser feito em parceria com seus clientes, já que, para que essa relação dê certo, é preciso que ela se paute em confiança e clareza. E o trato pessoal merece um cuidado especial.

Pense no seu cliente como um indivíduo, não apenas como mais um número. Dê a ele um tratamento personalizado, que atenda mais do que suas exigências, mas também os seus anseios e necessidades.

Marketing

Como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. E, para que sua empresa tenha maior capacidade de visualização, um investimento precioso e que pode gerar bons frutos é em marketing.

Oferecer um serviço de primeira linha é fundamental, mas ser reconhecido por essa prestação é tão importante quanto. Por isso, as estratégias de marketing são necessárias para que sua empresa seja reconhecida como uma excelente prestadora de serviços.

Para conseguir aumentar o ticket médio da sua empresa, o marketing é uma ferramenta de divulgação da sua marca e da qualidade dos serviços prestados. Isso reforça a reputação e a credibilidade da sua companhia.

É possível investir na criação de um site bem completo, ou em um blog que tenha conteúdos relacionados aos serviços que sua empresa pode prestar, e também em mídias sociais, que são uma excelente janela de visualização.

Novas ferramentas e metodologias de vendas

Já mencionamos o quanto é importante estar em constante atualização, e isso inclui as ferramentas tecnológicas que o mercado oferece. Esse tipo de estratégia ajuda sua empresa a oferecer um serviço de ponta.

Ter um operacional em constante desenvolvimento e atualizado pode mudar o rumo da sua prestação de serviços, pois a todo momento surgem novas ferramentas que oferecem melhorias na qualidade dos serviços entregues.

Investir em um software de CRM (Customer Relationship Management) para uma melhor gestão da sua carteira de clientes é uma forma de aproveitar uma das ferramentas mais importantes que a tecnologia pode oferecer.

Ter sempre canais de comunicação, como sites, e-mails, redes sociais, chats, telefones e aplicativos de mensagens, são uma forma de manter seus clientes mais próximos de você e da sua empresa.

Amplie a oferta de produtos e serviços

Agregar novos produtos e serviços ao seu portfólio pode ajudar a aumentar seu ticket médio, já que serão novas soluções para atender às demandas dos seus clientes.

Então, invista em uma diversificação de itens que podem ser do interesse da sua carteira de clientes, e assim será possível prestar um atendimento ainda mais completo e com maior lucratividade.

Como a Soluti pode ajudar você contador a aumentar o ticket médio?

Para que você possa diversificar a oferta de serviços e produtos dentro da sua empresa contábil, a Soluti desenvolveu uma alternativa ideal para contadores que querem aumentar o seu ticket médio.

A partir da parceria da Soluti com os escritórios de contabilidade, é possível oferecer produtos de Certificação Digital aos seus clientes e ser recompensado a cada venda efetuada. Assim, é possível aumentar seu portfólio e melhorar o posicionamento da sua marca no mercado. Conheça o Sou Parceiro!

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