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Uma administração eficiente é fundamental para o sucesso de uma empresa. A gestão de resultados é o caminho mais assertivo e coerente para se chegar ao topo e atingir metas e objetivos previamente traçados.
Através da gestão de resultados, líderes e gestores podem descobrir perspectivas reais de como alcançar tudo que foi planejado em termos de crescimento e desenvolvimento, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, de maneira mais objetiva e precisa.
Para que você conheça mais sobre o tema, vamos explicar neste artigo o conceito de gestão de resultados, as reais vantagens de introduzir esse tipo de gestão na sua empresa, que tipos de processos são necessários para executá-la e qual é a sua importância dentro da perspectiva corporativa. Vamos lá!
O que é a gestão de resultados?
O conceito de gestão de resultados é bastante fácil de compreender, pois ela é um modelo administrativo que pretende, através de um rigoroso planejamento e cumprimento de tarefas, atingir os objetivos desejados por uma empresa, independentemente do seu tamanho, através de altos níveis de rendimento.
Falando de maneira simplificada, a gestão de resultados nada mais é do que planejar qual caminho deve ser seguido para que se torne viável alcançar os resultados pretendidos. Vale ressaltar que, no decorrer das ações planejadas, é necessário o acompanhamento dos resultados por gestores, para que o curso de tarefas não saia da rota traçada.
Ao contrário de outros modelos de gestões empresariais, a gestão por resultado foca no objetivo, e não na maneira como ele deve ser alcançado. E, com o foco no fim pretendido, é possível desenvolver as melhores estratégias para o seu alcance, monitorando constantemente os resultados entregues pelas equipes e se tudo está dentro do cronograma.
Qual a importância da gestão de resultados na tomada de decisões?
Como no formato de gestão de resultados os objetivos são a prioridade, é preciso que as equipes estejam alinhadas para que o processo de tomada de decisões seja feito com base em pesquisas, dados e informações, e que adotem métodos coerentes, para que seja possível gerar um resultado eficiente e positivo.
Tendo em mente qual é a meta a ser alcançada, é possível desenvolver estratégias que tenham como foco o fim. Para alcançar isso, é preciso tomar decisões coerentes e embasadas, que vão possibilitar que as equipes sigam dentro do roteiro planejado, objetivando o cumprimento de metas pré-estabelecidas, que são o caminho para a conquista do resultado final.
Quais são os passos para implementar a gestão por resultados?
Para que seu processo de gestão por resultados tenha sucesso, é preciso pensar no passo a passo de como implementá-lo. Com isso em mente, elaboramos um roteiro cuidadosamente planejado para que seja possível utilizar esse método no seu negócio:
Determine os objetivos
O primeiro passo para usar o processo de gestão de resultados é saber exatamente onde se pretende chegar. Definir qual ou quais objetivos se planeja alcançar é fundamental para traçar o percurso a ser seguido.
Trace as estratégias
Uma vez que já se sabe onde se aspira chegar, é preciso conhecer o percurso. Que caminho deve ser seguido para que seja possível atingir o quanto antes o objetivo? Trace estratégias que vão levá-lo à vitória, e de forma que seja possível fazer pequenos ajustes durante o processo.
Acompanhamento da equipe durante o processo
É preciso monitorar constantemente o desempenho da sua equipe, para saber se o caminho já percorrido é compatível com as estratégias previamente estabelecidas. Caso exista qualquer desvio, é preciso saber em tempo hábil como contornar a questão e voltar ao planejamento. Estabeleça metas possíveis de cumprir, pois isso evita desgaste e frustrações.
Avalie o desempenho e os processos
Como na gestão por resultados o foco é o objetivo final, é muito importante avaliar se os colaboradores estão conseguindo desempenhar suas tarefas, e se o processo está sendo realmente eficaz.
Ao longo do caminho para o sucesso, é possível traçar novas estratégias, criar soluções diferentes e reajustar a rota. Para auxiliar o processo avaliativo, existem indicadores que medem o desempenho, e através deles é possível ter uma visão mais detalhada. São eles:
- Indicadores de qualidade
- Indicadores de capacidade
- Indicadores de lucratividade
- Indicadores estratégicos
Premie os resultados conquistados
Se um objetivo é alcançado, seja ele o final ou em uma das etapas, é imprescindível o reconhecimento e valorização dos responsáveis por essa vitória. Recompensar seus gestores e equipe demonstra o apreço pelo bom trabalho desempenhado. Muitas empresas utilizam-se de uma tabela de premiações a cada meta batida, e esse tipo de iniciativa acaba por surtir um efeito muito bom, trazendo uma competitividade saudável que gera ótimos resultados.
Vantagens de aplicar a gestão de resultados na empresa
É necessário ressaltar que esse modelo de gestão é muito bem aceito por líderes e, em especial, por colaboradores. Já que o foco é o resultado final, muitas vezes a produtividade independe do número de horas trabalhadas, podendo gerar assim uma carga de trabalho menor para a equipe. Grupos proativos e com líderes capazes de tomar decisões assertivas costumam produzir melhor e obter resultados de forma mais acelerada.
Vejamos o exemplo de uma equipe de venda de planos de celulares. Alguns colaboradores podem bater sua meta, ou mesmo ultrapassá-la, em um número de horas menor que outros. Isso se torna vantajoso, já que, com foco no resultado, as equipes se tornam mais aguerridas, pois preferem atingir suas metas num tempo mais curto e com isso flexibilizar seus horários.
Os colaboradores têm a sensação de pertencimento, e isso contribui para um clima harmonioso de trabalho. Com a gestão por resultados, a liderança se torna mais eficiente em avaliar, reter e aproveitar melhor os talentos individuais, possibilitando assim o melhor aproveitamento de cada colaborador.
Quais são os três fundamentos da gestão orientada por resultados?
Uma vez que o foco da gestão de resultados é alcançar o objetivo final, esse modelo de gestão é embasado em três fundamentos. Se estes fundamentos não forem seguidos à risca, toda a operação pode sair do prumo. Vejamos abaixo o que se faz imprescindível para alcançar o sucesso:
Clareza
Para obtenção de resultados, é preciso jogar de forma aberta, ser transparente e direto com todos os envolvidos no processo. Deixar bem claro o que se espera de cada participante dessa empreitada acaba por gerar maior vínculo entre os colaboradores, que se sentem unidos na busca pelas metas claramente estabelecidas.
Foco
Quando temos um objetivo a atingir, é nele que devemos focar, pensar primeiro no macro e então estabelecer as estratégias para atingi-lo. Focar primeiro no objetivo e então nas tarefas como parte de um todo aumenta a perspectiva e torna possível visualizar as melhores decisões a se tomar.
Envolvimento
Com o foco no resultado, é preciso que as equipes de diversas áreas trabalhem em paralelo para atingirem juntas o objetivo. Participantes de um mesmo projeto, os colaboradores se complementam em suas funções com o mesmo intuito. Dar feedbacks e reconhecimentos são ferramentas primordiais para que todos se engajem.
Como o uso da tecnologia pode ajudar na gestão por resultado?
Vivemos há anos em meio a recursos tecnológicos que se tornam cada vez mais imprescindíveis para líderes, gestores e equipes. Muitos caminhos podem ser encurtados, e muita burocracia eliminada com uso de soluções tecnológicas.
Com os recursos adequados, é possível estabelecer e compartilhar de forma mais fácil e prática as estratégias traçadas, e ainda fazer o acompanhamento dos processos através da compilação de informações e feedbacks.
Monitorar o curso de ação, verificar a capacidade de sucesso através de sistemas de gestão, softwares e aplicativos é a chave para um acompanhamento on time de tudo que for realizado dentro da sua empresa.
A facilidade apresentada pelas ferramentas tecnológicas permite a interação de informações que são totalmente relevantes numa gestão de resultados, independentemente da área, seja ela financeira, comercial, administrativa ou contábil.