Getting your Trinity Audio player ready... |
A transformação digital de documentos e identidades deixou de ser apenas uma tendência. Pelo contrário, tornou-se um caminho inevitável para eficiência, inclusão e segurança. Além disso, exemplos globais mostram o impacto dessa mudança e oferecem lições que o Brasil já pode adotar. Com o avanço das tecnologias, o mundo evolui rapidamente e, consequentemente, a sociedade acompanha esse ritmo. Assim, a identidade digital ganha importância crescente. Por isso, a Soluti explica como ela pode transformar o futuro e como nos preparar para essas mudanças.
Estônia: pioneira na sociedade digital
A Estônia mergulhou de vez na digitalização. Como resultado, 99% dos serviços públicos já estão online. Lá, é possível abrir empresas, solicitar certidões e até casar por videoconferência. Tudo isso é permitido desde que todas as partes e autoridades concordem. Por outro lado, o país tem pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, número inferior ao de Goiânia. Mesmo assim, já criou dez unicórnios. Portanto, fica claro que a infraestrutura de identidade digital impulsiona produtividade e inovação.
Cidadão no centro
Segundo especialistas, sistemas modernos de identidade digital devem respeitar direitos humanos, como privacidade e acesso universal. Além disso, na Estônia, a legislação apoia a adoção da identidade digital, tornando-a o pilar do governo eletrônico.
Diferentes países, mesmo objetivo
Na Europa, o modelo SSI (Self-Sovereign ID) garante privacidade e, ao mesmo tempo, reduz barreiras comerciais entre países. Enquanto isso, na Argentina, a biometria aumenta a inclusão. No entanto, a Índia se destaca: com o Aadhaar, criado em 2009, o país já cobre 90% da população.
E o Brasil?
O Brasil está entre os países mais promissores. Em 2022, por exemplo, ficou em 2º lugar no GovTech Maturity Index, que mede a maturidade digital de 198 economias. Além disso, empresas privadas aceleram a criação de ecossistemas para autenticação, combate a fraudes e inclusão financeira. A Soluti, por sua vez, tem papel-chave nessa transformação com soluções como:
Bird ID: certificado digital em nuvem, sem tokens ou cartões, com autenticação via celular.
Intellisign: plataforma de assinaturas digitais e eletrônicas, válida juridicamente.
Soluti Pro Contadores: gestão simplificada de certificados, com alertas automáticos e renovação instantânea.
Intellisign Print: automação da coleta e assinatura de documentos clínicos no setor de saúde.
Assim, essas soluções modernizam processos, reduzem fraudes e geram valor para cidadãos, empresas e governo.
Impacto econômico e inclusão
Um relatório da McKinsey (2019) estima que a identidade digital pode gerar até 13% do PIB em economias emergentes até 2030. E grande parte desse impacto vem da inclusão financeira e da simplificação de transações. No Brasil, por exemplo, mais de 200 milhões de pessoas usam serviços bancários. Portanto, soluções como Bird ID e Intellisign ampliam o acesso e aumentam a confiança nas operações digitais.
O futuro da identidade digital
Inspirado por referências internacionais, o Brasil avança rumo à identidade digital plena. O setor público faz sua parte; no entanto, a inovação privada acelera o processo. Consequentemente, com segurança, agilidade e inclusão, a Soluti mostra que a identidade digital já é realidade e pode transformar a economia e a sociedade.