Inteligência artificial: a Apple Intelligence antecipa o futuro do iPhone

27 de junho de 2024
-Inteligencia-artificial-a-Apple-Intelligence-antecipa-o-futuro-do-iPhone

Em novembro de 2022, o lançamento do ChatGPT deu início a uma transformação profunda em nossa sociedade. A inteligência artificial, conceito criado ainda nos anos 1940, finalmente se tornou um recurso ao alcance de todas as pessoas, disponível na palma da mão. Com uma interface de fácil utilização e capaz de gerar textos e imagens com riqueza de detalhes, o ChatGPT desencadeou o boom da IA generativa. Agora, chegou a vez de a Apple entrar na concorrência com outras empresas que já oferecem soluções neste segmento, como OpenAI – dona do ChatGPT –, Microsoft, Google e Meta.  

A Apple revelou em junho, durante evento nos Estados Unidos, a Apple Intelligence, um sistema de machine learning que estará presente nos diversos dispositivos oferecidos pela marca, como iPhones, iPads e MacBooks. O grande diferencial da Apple Intelligence promete ser o alto nível de integração ao sistema operacional desenvolvido pela empresa, uma vez que ela é a única responsável tanto pelo hardware quanto pelo software de seus produtos.  

O que é a Apple Intelligence? 

Desde 2011, a Apple já conta com uma assistente virtual inteligente integrada a seus dispositivos. No entanto, a popular Siri consegue realizar somente tarefas básicas, como atender a comandos simples de voz, configurar lembretes e calendários, tocar músicas e realizar chamadas, entre outras. Já a Apple Intelligence promete ser uma ferramenta de potencial ilimitado, com alta velocidade de processamento e capacidade para realizar funções e interações verdadeiramente complexas. 

A Apple Intelligence é um modelo de inteligência artificial treinado com dados da própria Apple e de outros fornecedores do mercado. O foco da empresa é não apenas encurtar o tempo de processamento da IA generativa, com a possibilidade de gerar ou revisar longos textos em poucos segundos, mas também garantir conteúdos e resultados de qualidade. 

Quais são os usos da Apple Intelligence no dia a dia? 

A capacidade de gerar textos já está bastante difundida pelo ChatGPT e ferramentas similares. O que a integração da Apple Intelligence com os sistemas operacionais da Apple promete é facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários. A próxima versão do aplicativo Fotos, por exemplo, estará completamente integrada com a IA e será capaz de criar montagens, álbuns e vídeos utilizando as imagens presentes no dispositivo ou armazenadas no iCloud, a partir de um único comando de voz.  

O usuário poderá pedir, por exemplo, que o aplicativo crie um “álbum animado com as melhores fotos da família dos últimos 5 anos, utilizando uma trilha sonora emocionante e encerrando com uma foto tirada na última reunião familiar”. O resultado esperado deverá ser entregue em poucos segundos, em formato de vídeo, com belas animações apresentando as fotos e a trilha escolhidas pela IA. 

Este mesmo nível de integração estará presente em outros aplicativos nativos do sistema, como e-mail, bloco de notas, navegador, chat de mensagens e mapas, entre outros. Desta forma, o usuário não precisará abrir um aplicativo específico para interagir com a IA. Ela estará presente em praticamente todos os recursos do sistema, com acesso a todas as tarefas, projetos e atividades em andamento.  

O gerador de emojis personalizados da Apple 

Um dos recursos que mais chamou a atenção durante a apresentação da Apple Intelligence foi o Genmoji, que será capaz de criar emojis personalizados a partir dos comandos do usuário. Além disso, será possível criar emojis exclusivos utilizando fotos de familiares e amigos. Os Genmojis poderão, então, ser utilizados como “figurinhas” nas mensagens ou compartilhados como adesivos. 

Será possível fazer algo semelhante com o Image Playground, um gerador de imagens personalizadas, integrado aos aplicativos Mensagens, Pages, Notas e outros. O usuário poderá, por exemplo, solicitar à IA que crie uma “ilustração de sua mãe ao estilo dos desenhos da Disney e com temática de festa de aniversário”. O resultado será uma ilustração da mãe do usuário, criada a partir das fotos presentes no dispositivo ou no iCloud, seguindo a estética determinada por ele.  

Quem terá acesso à Apple Intelligence? 

A Apple Intelligence estará disponível em breve no iOS 18, para iPhones, iPadOS 18, para iPads, e macOS Sequoia, para Macs. O iOS 18 será oficialmente lançado no segundo semestre de 2024. No entanto, a inteligência artificial da Apple não será compatível com todos os modelos recentes do iPhone, ainda que eles sejam atualizados para o iOS 18.  

A ferramenta só estará disponível para smartphones que possuam o processador A17 Pro, e para computadores equipados com chips da família M. Isso significa que, dos aparelhos em uso atualmente, somente o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, e Macs e iPads com chips M1 ou superiores, receberão a novidade. A Apple alega que optou por essa restrição porque os recursos da inteligência artificial demandam um poder de processamento muito elevado. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *