Getting your Trinity Audio player ready... |
Prevista para junho de 2025, a implementação do padrão SHA-384 + RSA foi adiada para 2026. O objetivo é dar mais tempo para que sistemas e aplicações se adequem. Assim, as operações atuais dos usuários do eSocial não serão comprometidas. Os módulos web e simplificados continuarão funcionando normalmente até a adoção definitiva do novo modelo. Além disso, ele substituirá algoritmos mais antigos por uma estrutura mais robusta contra vulnerabilidades cibernéticas.
Novas regras para o eSocial em agosto
A partir de 18 de agosto de 2025, no ambiente de produção restrita, e de 29 de agosto no ambiente de produção, o sistema trará novas alterações. Entre elas está a criação do campo {notAFT} para registrar valores apurados pela Auditoria-Fiscal do Trabalho. Também haverá mudanças nas condições do grupo {infoPerAnt}, flexibilização de validações para a Administração Pública e ajustes para novas associações de matrícula em eventos específicos. Além disso, as tabelas do sistema serão compatíveis com novas regras e naturezas de rubricas. Por isso, empresas e escritórios contábeis devem se adaptar imediatamente.
Ajustes previstos para 2026
No dia 1º de janeiro de 2026, a Tabela 03 receberá códigos inéditos, como 1015, 1799 e 1811. Também haverá mudanças nos nomes e descrições de códigos já existentes. O objetivo, portanto, é desmembrar naturezas de rubrica com incidências distintas. Dessa forma, aumenta-se a clareza das informações enviadas ao sistema e evitam-se divergências em cálculos e registros.
Impacto para empresas e contadores
As alterações no eSocial exigem atenção de empresas, departamentos de pessoal e profissionais de contabilidade. Para isso, será necessário revisar processos, alinhar ajustes com fornecedores de software e testar no ambiente de produção restrita. Portanto, a preparação antecipada é essencial para garantir conformidade e evitar inconsistências nos envios. O prazo é curto, já que as mudanças começam em agosto deste ano.
A falta de compatibilidade impede o envio de informações e compromete obrigações como folhas de pagamento, DCTFWeb, FGTS Digital e eventos periódicos ou não periódicos. Com isso, contar com a Soluti é uma forma de realizar todo o processo de forma prática, segura e com validade jurídica. Vale destacar que as atualizações não afetam a validade dos certificados digitais padrão ICP-Brasil. O impacto, no entanto, será apenas para sistemas que se conectam ao eSocial, como navegadores, softwares, sistemas operacionais e soluções integradas (ERP, DP e RH).