Certificado Digital e-CPF: Entenda o que é e para que serve

13 de maio de 2024
Certificado Digital E-Cpf
Getting your Trinity Audio player ready...

Sendo você adepto ou não das facilidades que a tecnologia proporciona, vale a pena saber que com o certificado digital e-CPF sua vida se tornará muito mais descomplicada, e suas soluções para questões que antes só eram resolvidas pessoalmente, poderão ser resolvidas de modo digital. 

Com a evolução tecnológica, o mercado de certificação digital desenvolveu uma solução muito eficiente para facilitar a vida da população, oferecendo alta qualidade e confiabilidade em transações, assinaturas digitais, requisições em sites do governo, questões contábeis e muito mais.  

Nesse texto vamos explicar de forma prática e de fácil compreensão o que é o certificado digital e-CPF, para que serve, como utilizá-lo e como é possível adquirir. Você vai descobrir um mundo de possibilidades digitais bem ao alcance das suas mãos de maneira rápida e segura! 

 

O que é certificado digital modelo e-CPF? 

O e-CPF é uma espécie de documento de identidade digital. Ele garante que você é realmente quem diz ser, e através dele é possível desburocratizar uma série de coisas que antes da sua criação só poderiam ser feitas pessoalmente. 

Ao adquirir o certificado digital e-CPF sua vida vai ficar muito mais descomplicada. Transações e negociações, requisições de documentos, assinaturas digitais, tudo isso feito on-line de forma segura e sigilosa, com a garantia de uma criptografia de ponta a ponta para resguardar você e seus dados. 

O certificado digital desenvolvido especialmente para utilização por pessoas físicas trará a você um mundo de possibilidades e praticidade que sem ele não seria possível. 

Quem emite o e-cpf? 

As ACs (Autoridades Certificadoras) são as responsáveis por fazer a ponte entre os clientes e a liberação dos documentos digitais criptografados, e também as responsáveis por emitir o certificado digital e-CPF. A Soluti é líder de mercado em certificações digitais e tem as melhores soluções para você e sua empresa, e é reconhecida pelo ICP – Brasil (Instituto de Chaves Públicas). 

 

Para que serve um e-CPF? 

Essa ferramenta foi desenvolvida para que muitas das situações corriqueiras, como idas ao banco, cartório ou mesmo à Receita Federal pudessem ser feitas através de um computador, de forma digital, proporcionando maior agilidade, e permitindo que você economize seu tempo e recursos.  

Ter a comprovação da sua identidade através do certificado digital e-CPF deixará sua vida mais fácil e ágil, permitindo que através de dispositivos on-line você tenha acesso a sites públicos e bancários, execute tarefas e inclusive requisite documentos oficiais. 

 

Quais são os benefícios de um Certificado Digital para pessoas físicas? 

Aqui vamos mostrar a você as muitas possibilidades que a assinatura do certificado e-CPF pode trazer à sua vida: 

Acesso a serviços públicos e privados 

Transações bancárias digitalmente, como pagamentos, transferências, empréstimos, e outras solicitações bancárias. Acesso a sites de cartórios, solicitação de emissão de documentos, reconhecimento de firma, etc. 

Assinatura de contratos 

Assinar e enviar documentos digitais, como contratos, promissórias, recibos, declarações, acordos, entre outros. 

Imposto de renda com e-CPF 

Declarar o imposto de renda on-line, solicitar serviços digitais no site da Receita Federal, verificar o andamento de seus casos on-line.  

Qualquer pessoa pode ter um Certificado Digital e-CPF? 

Sim, desde que atenda os requisitos das ACs, qualquer pessoa que possua CPF e seja maior de idade ou emancipado pode solicitar seu certificado digital e-CPF. 

Quais são os tipos de certificado e-CPF? 

Nesse tópico do artigo vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo de e-CPF que temos disponíveis no mercado atualmente: 

Certificado Digital e-CPF A1 

O e-CPF A1 é uma ferramenta desenvolvida para ser usada através da sua instalação num computador, mas ele pode ser instalado em mais de um aparelho. Sua validade é de 12 meses a partir da data da sua emissão.  

Certificado Digital e-CPF A3 

No caso do e-CPF A3 token, o certificado fica instalado no token, que parece muito com um pen drive, e pode ser usado em diferentes dispositivos que tenham entrada para o token. Sua validade pode ser maior que a do A1, chegando ao máximo de 36 meses a partir da sua data de emissão. 

Certificado Digital em nuvem 

Para quem prefere ter seu e-CPF em nuvem, é muito fácil, já que as assinaturas são feitas por meio de um computador com os sistemas operacionais que atendam essa necessidade, e as autenticações podem ser feitas em qualquer dispositivo eletrônico, computadores, tablets ou celulares. Sua validade é de 5 anos, a partir da sua data de emissão, e você escolhe a quantidade de recargas quando chegar o momento de renovação do e-CPF. 

Diferenças entre o certificado digital e-CPF A1 e o A3 

A diferença entre os certificados digitais A1 e A3 é a sua forma de utilização. Enquanto o e-CPF A1 deve ser instalado no seu computador seguindo o passo a passo fornecido pela Autoridade Certificadora, o e-CPF A3 fica armazenado em tokens ou cartões digitais. A validade de ambos vai de um a três anos, conforme a opção escolhida pelo comprador.  

E-CNPJ e E-CPF: qual a diferença?  

A diferença entre esses dois certificados digitais é de fácil compreensão. O e-CNPJ é de propriedade da pessoa jurídica e é sua assinatura digital, e a comprovação online da sua veracidade. Já o e-CPF é a comprovação de identidade da pessoa física, e funciona também como sua assinatura digital, além de servir para outras funções como sites de órgãos do governo. 

 

Cuidados com o Certificado Digital e-CPF 

Para que a utilização seja feita da melhor e mais proveitosa maneira, é interessante seguir algumas dicas: 

  • Nunca forneça sua senha para ninguém, ela é pessoal e intransferível, portanto a mantenha em local seguro de forma a poder consultá-la se for necessário. 
  • Nunca compartilhe seu certificado digital com outras pessoas, assim como sua senha ele é pessoal e intransferível, se cair em mão erradas pode te acarretar problemas. 
  • Assim que receber seu certificado, faça seu teste de validação, para atestar seu pleno funcionamento. 
  • É recomendado fazer a instalação de um antivírus no aparelho, ou aparelhos em que pretende usar seu e-CPF para resguardar suas informações pessoais. 
  • Convém realizar backups regularmente para se assegurar que nenhum documento ou dado se perca. 
  • Mantenha seu sistema operacional em dia, e evite usar sistemas operacionais que não sejam oficiais. 

Processo de como obter o certificado digital e-CPF 

Para obter um e-CPF é bastante fácil. Basta entrar em contato com uma Autoridade Certificadora, fazer sua solicitação e seguir as diretrizes da AC. 

Documentos necessários para a emissão de certificado e-CPF  

Além de apresentar a comprovação de pagamento, é essencial estar munido de um documento de identificação com foto, pois será solicitado pela Autoridade Certificadora. Após isso, será preciso comparecer pessoalmente a uma Agência de Registro para confirmar as informações fornecidas ou realizar a validação online por meio de videoconferência. No último caso, é imprescindível possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir de 2017 e válida. 

Quanto tempo demora para um e-CPF ficar pronto? 

O prazo para emissão do e-CPF vai depender da celeridade na entrega da documentação comprobatória e do  comparecimento a Agência de Registro ou realização da videoconferência junto a uma Autoridade Certificadora – a Soluti é uma AC –  para validar seus dados. O prazo é de aproximadamente 72 horas. 

Qual o período de validade de um e-CPF? 

A duração do seu certificado digital e-CPF vai depender do tipo de certificado escolhido, mas a validade vai de 12 meses a 5 anos. 

Quanto custa um certificado digital do tipo e-CPF? 

O valor depende do tipo de e-CPF escolhido, o A1 costuma ser mais barato pois sua instalação no computador reduz seu custo, enquanto o A3 precisa de um dispositivo externo para armazenagem. A partir de R$ 160,00 reais você pode obter o A1, tornando seus processos pessoais muito mais rápidos e práticos. E no caso do certificado em nuvem Bird ID, com excelente custo-benefício, o valor é de R$ 149,90. 

Existe algum e-CPF gratuito? 

Não, não existe certificado digital gratuito. A emissão do e-CPF tem um custo, e esse custo é repassado à empresa, e é sua responsabilidade arcar com o valor estipulado pela Autoridade Certificadora. 

Adquira já seu certificado digital e-CPF com a Soluti 

A Soluti é líder de mercado em certificação digital, uma empresa com anos de experiência e uma carteira de clientes impressionante. Escolha seu tipo de certificado digital e caso tenha qualquer dúvida nossos consultores podem ajudar a esclarecer suas questões, tornando sua experiência de compra a melhor possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *