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Como emitir certificado digital: Passo a passo completo

3 de julho de 2024
Como emitir seu certificado digital - passo a passo
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A Certificação Digital vem ganhando espaço dentro e fora do país, já que através dela muitos processos são simplificados, e isso sem perder segurança e confiabilidade. Mas você sabe como emitir um certificado digital? Para entrar no mundo tecnológico e poder utilizar todos os recursos e vantagens que um certificado digital oferece, é preciso em primeiro lugar descobrir qual tipo atende melhor suas demandas e depois partir para a emissão. Para que você se conecte mais com toda a tecnologia disponível na área de certificação digital, e saiba como emitir o seu passo a passo, vamos mostrar neste artigo que o caminho é mais fácil e rápido do que você imagina! 

Passo 1: Decidir qual o melhor tipo de certificado para a sua situação 

Antes de saber como emitir um certificado digital, é preciso descobrir qual tipo vai atender melhor às suas demandas. Se você é pessoa física, o e-CPF pode ser uma solução a contento, que vai te permitir acessar diversos sites e fazer transações, bem como assinar digitalmente. Se você for pessoa jurídica, tem o e-CNPJ, em diversas variedades e formatos. Para quem quer um certificado específico para emissões de notas fiscais, o NF-e é uma alternativa viável. E ainda tem o certificado em token, smart cards ou em nuvem, como o Bird ID. São muitas opções para escolher, então o primeiro passo é definir seu modelo.  

Passo 2: Selecionar uma Autoridade Certificadora  

Para contratar uma empresa para prestar qualquer tipo de serviço, é preciso ver se sua forma de operar é correta. Uma AC, ou Autoridade Certificadora, tem que estar trabalhando sob a tutela do ICP-Brasil, o Instituto de Chaves Públicas Brasileiras, que é o órgão responsável por garantir a validade jurídica dos certificados. 

Após fazer essa checagem, verifique se a reputação da AC no mercado é boa, e pesquise se não há qualquer tipo de reclamações, processos ou fraudes ligadas aos nomes das ACs que está pesquisando. 

A Soluti tem anos de experiência na área de Certificação Digital e pode oferecer todos os modelos de certificados, sendo assim possível garantir que um deles será capaz de atender às suas necessidades. 

Passo 3: Solicitação do seu certificado digital e envio de documentos  

Depois de fazer todas as verificações necessárias e definir a sua AC, basta entrar no site da autoridade escolhida e ir para a parte dos modelos disponíveis. Uma recomendação é, se ainda restar qualquer dúvida, entrar em contato com os consultores da Autoridade Certificadora e se aconselhar sobre os tipos e as validades disponíveis. 

Escolhido o certificado, é preciso efetuar o pagamento e aguardar o recebimento da lista de documentos necessários para dar prosseguimento ao processo de emissão. Depois de juntar os documentos solicitados, que podem variar de acordo com o certificado escolhido, você fará o envio da documentação exigida para a AC, e aguardará instruções. É preciso escolher como será feita a validação ao comprar o certificado.  

Passo 4: Validação presencial ou online  

De acordo com os órgãos que regulam os certificados digitais, é possível fazer dois tipos de validação. A feita presencialmente, nos pontos de atendimento da AC escolhida. Ou por videoconferência, seguindo as instruções dadas pela Autoridade Certificadora.  

A Soluti oferece diversos pontos de validação espalhados pelo país, mas também trabalha com o modelo de validação remota. Por isso, a Soluti é a melhor opção para a obtenção do seu certificado digital de forma facilitada e com muita segurança. 

Passo 5: Instalação do certificado digital  

Depois da validação de identidade feita e autorizada pela sua Autoridade Certificadora, é preciso realizar a instalação. Vale ressaltar que é prudente realizar a testagem do seu certificado para garantir que, na hora de usar, ele estará funcionando plenamente. Existem diversos formatos de utilização do seu certificado digital. Os que precisam de instalação de software, do modelo A1, através de tokens e smart cards, ou mesmo o Bird ID, que funciona em nuvem, e o uso se dá através de um aplicativo. Faça a verificação do seu certificado e já comece a utilizar. Lembrando que, ao final da validade, é possível fazer a renovação sem a necessidade de novo agendamento de validação presencial. 

Está pronto para obter seu certificado digital?  

Agora que você já sabe de verdade como obter e emitir seu certificado digital, é preciso ressaltar que a Soluti é uma Autoridade Certificadora de primeiro nível junto ao ICP-Brasil. E que possui mais de nove mil pontos de atendimento espalhados por todo o Brasil. 

A Soluti tem quatro dos cinco maiores bancos privados do país como clientes, e atende mais de quatrocentas empresas de saúde no país. Nossos certificados promovem a interação do ser humano com a inovação. Isso nos permite proporcionar aos nossos clientes maior mobilidade, conectividade, praticidade, rapidez e segurança em processos e transações no ambiente digital. 

 A Soluti, que é líder ID Tech no mercado de Certificação Digital, tem em sua equipe consultores capacitados para oferecer o melhor atendimento, e sanar quaisquer dúvidas que você tenha em relação ao tema. Entre em contato com nossa equipe de vendas para dar um passo em direção ao futuro! 

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