Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dentre os inúmeros recursos oferecidos às empresas para uma melhor gestão de seus processos, o Conectividade Social ICP é um dos mais úteis no dia a dia do trabalho. É uma ferramenta que surgiu para facilitar a vida de quem cuida das obrigações trabalhistas e previdenciárias dentro das empresas.
Esse sistema foi criado para permitir uma conexão mais rápida e eficiente de gestores e empresários com o sistema da Caixa Econômica Federal, tendo o objetivo de otimizar processos e garantir conformidade normativa.
Para conceituar de forma clara este assunto, redigimos este artigo, que também tem o objetivo de explicar como o uso de certificados digitais pode garantir um acesso mais seguro e fácil a esse sistema. Vamos lá!
O que é conectividade social ICP?
O Conectividade Social ICP é um portal de relacionamento criado para facilitar o acesso de empreendedores e gestores aos serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal.
Sua principal função é simplificar a vida de quem precisa enviar, consultar e compartilhar documentos e dados relacionados ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e também a assuntos pertinentes à Previdência Social.
O Conectividade Social ICP foi desenvolvido com base no seu antecessor, que não apresentava tantos recursos e praticidade. O acesso era feito através de um software que precisava ser instalado, o que permitia o login a partir de um único computador e gerava questionamentos sobre a segurança durante a troca de dados.
Graças às inovações tecnológicas, a utilização dessa ferramenta se tornou mais prática e passou a oferecer maior segurança com o uso de certificados digitais. E não só os gestores e empreendedores ganharam mais vantagens com a chegada do Conectividade Social ICP, já que as consultas são feitas de forma online, facilitando a vida de todos os usuários.
Qual é a importância da conectividade social?
Esse portal se tornou um recurso abrangente para empreendedores, permitindo a transmissão muito mais rápida e segura de informações pertinentes aos seus colaboradores e facilitando o acesso de forma simplificada para quem envia e para quem consulta.
O Conectividade Social ICP transformou o modelo de conexão entre órgãos governamentais, empresas e trabalhadores, e possibilitou o acompanhamento mais ágil do cumprimento correto das obrigações trabalhistas por parte dos contratantes. Essa ferramenta representa um aliado importante para quem procura se manter em dia com as obrigações trabalhistas.
Além disso, é preciso ressaltar que o portal trouxe uma mudança significativa em relação à utilização e acúmulo de papéis, que envolvia muito trabalho manual e um número maior de profissionais. A otimização desses processos resulta em condições muito melhores de trabalho, com economia, mais segurança e agilidade .
MEI e O Conectividade Social
O Conectividade Social ICP é também um valioso recurso para quem é MEI e contratou um colaborador, uma vez que é preciso formalizar seu contrato de trabalho e fazer seu cadastro através do portal.
Todas as facilidades oferecidas às empresas também são aplicadas ao MEI, que recebe esse incentivo extra em agilidade para a formalização de funcionários, e pode fazer suas contribuições e envio de dados de forma muito mais prática.
De acordo com o site da CEF, para o MEI acessar o ambiente do Conectividade Social ICP, basta utilizar o Token Conectividade, emitido pela própria Caixa, após solicitação através do site oficial, na opção “Para sua Empresa”.
Quais são as funções dessa ferramenta?
Através do Conectividade Social ICP, os empreendedores conseguem acessar tudo sobre o extrato de FGTS de todos os funcionários da sua empresa, possibilitando fazer comunicações com relação ao status de cada um, como afastamentos, licenças, rescisões, entre outros.
Com esse recurso, todos os dados de Previdência Social ficam sempre atualizados, sendo possível consultá-los de forma prática e segura através do uso de certificado digital. Os colaboradores também podem fazer o acompanhamento de forma mais ágil.
Hoje, os trabalhadores só precisam ir às agências da CEF para sacar o FGTS, já que todo o restante é feito de forma digital.
Utilizando o Conectividade Social ICP, é possível fazer o recolhimento do INSS e a geração do GRRF, que é o Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, além de receber todas as comunicações da CEF, entre outros serviços que são mencionados no próprio portal, que se destaca por sua navegação bastante intuitiva.
Como habilitar o Conectividade Social ICP?
Para conseguir acessar o portal, é necessário ter instalado o navegador Google Chrome em suas versão mais recente. Além do sistema Javascript, também em sua versão mais recente.
O primeiro passo para se conectar ao Conectividade Social ICP é ter um certificado digital no padrão da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Com ele, é possível acessar a página do Conectividade, inserir sua senha e começar a usar os recursos oferecidos pelo portal.
Lembrando que, todas as vezes que for necessário anexar um novo documento ou mesmo fazer um novo registro ou consulta, o sistema do Conectividade Social ICP vai solicitar a autenticação do seu certificado digital, o que confere maior sigilo a todas as operações realizadas.
Quais as vantagens do Conectividade Social ICP?
Com o avanço tecnológico, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar a manutenção de processos, que eram feitos de forma manual e por um número grande de pessoas. Vejamos agora as vantagens que a criação do Conectividade Social ICP trouxe aos empreendedores:
Rapidez e eficácia
Graças ao uso desse portal, o acesso aos serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal e Previdência Social ganhou agilidade e se tornou muito mais assertivo, já que todas as informações estão concentradas em um único lugar, em nome de cada colaborador.
Muito mais rápido e eficiente que o sistema anterior, permitindo uma interação mais ágil entre órgãos públicos, empreendedores e gestores de Recursos Humanos.
Conformidade com as normas
Através do Conectividade Social ICP, as empresas e empreendedores se mantêm dentro das conformidades legislativas e fiscais. Com as obrigações trabalhistas devidamente cumpridas, fica mais fácil evitar advertências e penalidades em razão de descumprimento das normas.
Facilidade de uso
O Conectividade é realmente um ambiente fácil de usar e bastante autoexplicativo. Além disso, o certificado digital facilita sua utilização. Vale ressaltar que é possível acessar o portal de qualquer dispositivo onde seu certificado digital esteja instalado, a qualquer hora, sem que seja necessário fazer a instalação de qualquer tipo de software.
Economia de tempo e recursos financeiros
Com a automatização dos processos, a burocracia é reduzida, juntamente com os custos operacionais e o uso de mão de obra. O portal facilita o cumprimento das normas e reduz o uso de papel, promovendo a sustentabilidade e a economia de recursos.
Proteção de dados
Através do uso da Certificação Digital para o acesso ao Conectividade Social ICP, seus dados, bem como os de seus colaboradores e empresa, permanecem em sigilo, uma vez que as informações trocadas são criptografadas e mantidas em um ambiente seguro.
Clareza e gestão
Todo o processo relativo aos recolhimentos e trocas de informações ficam disponíveis na plataforma, o que permite o acesso de empregadores e trabalhadores, apresentando assim maior clareza na gestão dos processos.
Qual certificado usar para acessar o conectividade social?
Para acessar o ambiente seguro do Conectividade Social ICP, é necessária a utilização de um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora que esteja em conformidade com as regras da ICP-Brasil.
Os modelos de certificados possíveis para esse acesso são o A1 e o A3, que são bastante semelhantes e podem ser adquiridos tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas. São eles o e-CNPJ ou o e-CPF.
A Soluti é líder de mercado em Certificação Digital e possui todos os recursos exigidos de Autoridades Certificadoras. Entre em contato com nossos consultores e faça parte de um mundo novo e totalmente digital.