FGTS digital: o que é e como usar a plataforma 

19 de novembro de 2024
banner fgts
Getting your Trinity Audio player ready...

Já faz algum tempo que vemos o avanço tecnológico das operações oferecidas pelo Governo Federal, e a plataforma do FGTS digital chegou com a promessa de agilizar a vida de quem precisa cumprir suas obrigações e também de quem é beneficiário do sistema. 

Essas implementações de base digital são de grande valia para o setor de recursos humanos de todas as empresas, uma vez que a burocracia pode ser drasticamente reduzida com a chegada do FGTS digital. 

Essa nova plataforma oferece diversos benefícios, como veremos neste artigo, e marca o fim de uma série de dificuldades e processos complexos que exigiam mais mão de obra e horas trabalhadas. Por isso, vamos abordar todas as mudanças trazidas com o advento do FGTS digital. 

O que é FGTS digital? 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço digital é uma plataforma eletrônica que foi desenvolvida para substituir o SEFIP, que era o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. Seu objetivo é tornar a gestão do FGTS muito mais fácil e ágil, além de ser integrada ao e-Social. 

O FGTS digital começou a funcionar no dia 1º de março de 2024 e veio para ajudar os empregadores a cumprir suas obrigações mais rapidamente. Mas não pense que os funcionários também não vão se beneficiar com as facilidades da plataforma. 

Para que serve o FGTS digital?  

A intenção do governo ao desenvolver o FGTS digital foi a melhor possível, como a redução das burocracias, a automação de serviços públicos de suma importância e, especialmente, a minimização dos custos operacionais envolvidos no cumprimento das obrigações do FGTS. 

Mas essa nova plataforma vai muito além disso, pois também foi desenvolvida para aprimorar as ofertas de serviços digitais, beneficiando empregadores e trabalhadores. A plataforma promove a integração de ambientes e torna o gerenciamento das informações ainda mais eficiente. 

O que o FGTS digital oferece é integridade e confiabilidade na prestação de serviços, garantindo que as informações trocadas sejam mantidas em sigilo, pois são criptografadas de ponta a ponta.  

Quais são as vantagens do FGTS Digital? 

Diversas vantagens vieram com a criação do FGTS digital e seu sistema inovador, e agora vamos ver algumas delas: 

Segurança 

O sistema operacional do FGTS digital foi criado para garantir a segurança, confiança e integridade das informações. A criptografia de ponta a ponta assegura a integridade dos dados trocados. 

Transparência 

Uma das grandes vantagens desse sistema é a transparência que ele oferece, possibilitando uma troca de informações muito mais clara entre gestores, funcionários e donos de empresas. 

Simplificação 

Com o uso do FGTS digital, boa parte da burocracia deixa de existir. Também houve uma redução dos recursos gastos com esses processos. O FGTS digital passou a individualizar os débitos desde sua origem, proporcionando aos empregadores maior agilidade no recolhimento dos benefícios. 

Automatização 

Se o processo é digitalizado, ele se torna muito mais descomplicado. A automação dos procedimentos permite uma melhor gestão. 

Eficiência 

Com a plataforma do FGTS digital, a gestão das obrigações trabalhistas a serem cumpridas pelas empresas fica muito mais rápida e confiável, beneficiando empresários e funcionários. Agora é possível acessar diversos serviços de forma digital. Além disso, o FGTS digital funciona como um identificador único, substituindo o PIS. 

Recolhimento 

Com a integração do sistema do FGTS, a data base para recolhimento da contribuição será todo dia 20 de cada mês, alinhando-se aos demais pagamentos de impostos cobrados pelo governo, o que facilita ainda mais a gestão de recursos dos funcionários. 

Quais serviços estão disponíveis pelo FGTS Digital? 

O FGTS digital oferece aos seus usuários uma série de funcionalidades capazes de facilitar a vida dos usuários, sejam eles empregadores ou os funcionários. Vejamos alguns dos serviços disponíveis: 

  • Digitalização dos serviços 
  • Emissão de guias individualizadas 
  • Pagamento por pix, débito automático e boleto bancário 
  • Geração de guias de pagamento eletrônicos 
  • Gerenciamento, automatização e controle de restituições e compensações de valores pagos de forma indevida 
  • Cálculo de indenização compensatória 
  • Acesso aos dados e extratos detalhados de cada funcionário 
  • Parcelamento dos débitos 
  • Caixa postal eletrônica  

Cabe ressaltar que, além dos serviços e benefícios mencionados acima, os trabalhadores que nem sempre conseguiam obter informações precisas sobre seu FGTS agora poderão saber seu saldo e sacar seus recursos de forma digital. 

Como acessar o FGTS Digital? 

Neste tópico, vamos dar o passo a passo de como acessar o FGTS digital, seja você empresa ou funcionário: 

  • Para acessar a plataforma do FGTS digital, basta ir à sua loja de aplicativos e baixar o FGTS digital. Com o uso de um Certificado Digital, o acesso se dá de forma rápida, já que o certificado apresenta seus dados e funciona como sua identificação. 
  • Para acessar o FGTS digital, é preciso ter uma conta no Gov.br, nível prata ou ouro. 
  • Ao acessar através do Certificado Digital, já vão aparecer na tela os dados de cadastro e identidade, e aí é necessário escolher as opções. Se for um acesso de pessoa física para visualização do próprio FGTS, basta seguir as instruções. Se for pessoa jurídica e quiser acessar dados de terceiros, é preciso clicar em “trocar perfil” e após digitar o CNPJ, escolhendo as opções consultar, editar dados ou selecionar. 
  • Clique em selecionar e escolha uma das opções de acordo com sua necessidade. 

Através desse passo a passo, é possível perceber que a segurança de acesso é garantida, especialmente se o usuário usar um Certificado Digital já que ele assegura que todos os dados trocados permaneçam em sigilo, graças à criptografia de ponta a ponta. 

Também é possível perceber que o Governo Federal está engajado no processo de digitalização de serviços, o que traz mais celeridade aos processos, aumenta a capacidade de atendimento e desafoga a máquina pública. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *