Getting your Trinity Audio player ready... |
Dentro do universo da certificação digital, entre todos os tipos disponíveis, o certificado digital A1 é um dos mais procurados e comercializados, por inúmeras razões e vantagens. E de acordo com pesquisa realizada em 2022 pelo ITI (Instituto de Tecnologia da Informação) esta modalidade já alcançou mais de 10 milhões de consumidores no país.
Se você está se perguntando as razões para que ele tenha esse alcance e sucesso, a resposta é simples, ele é um dos tipos de certificados digitais de mais fácil compreensão e sua forma de utilização é bastante fácil também.
Para que você conheça de forma mais profunda as facilidades e vantagens do A1, elaboramos um pequeno manual com as informações pertinentes, para esclarecer todas as suas dúvidas, e para que você se inteire sobre o assunto e faça uma escolha consciente na hora de comprar o seu.
O que é certificado digital A1?
O modelo de certificação A1 é uma opção que funciona por meio de uma instalação na sua mídia de preferência, e você pode escolher entre um computador de mesa ou laptop. Através desse dispositivo, você pode confirmar sua identidade digital e fazer sua assinatura on-line, e diversas outras funções, como veremos abaixo:
Para que serve o certificado digital A1?
O certificado A1 serve como uma identidade on-line que permite a realização de assinaturas digitais. Desenvolvido para facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas, ele possibilita a obtenção do e-CPF e do e-CNPJ com o mesmo produto. Com o A1, é possível solicitar documentos em sites públicos e privados, realizar transações financeiras, acessar o e-Social, emitir notas fiscais e certificados, e enviar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal de forma mais fácil e eficiente.
Quem pode ter este certificado?
Todos que atendam os requisitos das Autoridades Certificadoras, ou seja, qualquer pessoa que possua CPF ou CNPJ e seja maior de idade ou emancipado, pode solicitar seu A1.
Como funciona o certificado digital A1?
O A1 funciona como um arquivo on-line, que após ser baixado e devidamente instalado na sua mídia de preferência, pode ser acessado e utilizado para uma série de funções.
Vantagens do certificado digital A1
São inúmeras vantagens dessa certificação, uma delas é que pode ser usada simultaneamente quando instalado num computador principal que tenha outros subjacentes. Como, por exemplo, um computador central com a ferramenta instalada e outros ligados a ele emitindo notas fiscais através dele. Um maior controle das tarefas exercidas, já que o A1 apresenta seu histórico de uso. Além do reconhecimento da sua identidade on-line ou da sua empresa e também a permissão de assinar documentos de forma digital, evitando gasto de tempo e recursos.
Como exportar certificado A1?
Após a instalação e checado o bom funcionamento do A1, para fazer sua exportação ou backup, é só seguir um passo a passo bastante simples. Localize no seu computador onde está salvo o arquivo do A1, e após clicar nele veja no seu navegador onde tem a opção gerenciar, após clicar nesse ícone vá para a opção exportar. Aparecerá um ícone novo chamado assistente de exportação, e aí é preciso escolher onde salvar e aceitar o processo de exportação.
Qual a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?
Em termos de segurança e de funcionalidade, a modalidade A1 ou A3 são bastante semelhantes. Ambos garantem validade jurídica, integridade e total segurança às transações efetivadas por intermédio dessa tecnologia. Assim, é importante deixar claro que, quando se trata dos formatos A1, A3 ou em nuvem, não existe um melhor do que o outro, há, sim, um tipo que se ajusta melhor às necessidades do seu utilizador.
Processo de como obter o certificado digital A1
Para quem pretende adquirir um A1, seja e-CPF ou e-CNPJ é bastante fácil e rápido, como veremos a seguir:
Documentos necessários para a emissão de certificado A1
Siga o passo a passo informado pela Autoridade Certificadora, mas para a instalação ser feita o processo é bastante simples. Depende de qual navegador você tem, se seu computador ou a mídia escolhida é da Apple ou com sistema Windows, e cada um opera de uma forma. Para emitir o e-CPF A1 são necessários pelo menos um documento de identificação e o CPF. No caso de e-CNPJ o Contrato Social e alterações caso tenham ocorrido e cartão do CNPJ.
Quanto tempo demora para ficar pronto?
O prazo para a emissão do certificado digital A1 vai depender da celeridade na entrega da documentação comprobatória e do agendamento de uma videoconferência ou o comparecimento a uma Autoridade Registro para validar a compra. Mas se tudo correr dentro do esperado, em até 72 horas o A1 estará disponível para instalação.
Qual o período de validade desse tipo de certificado?
No caso de certificado digital A1 a sua duração é de um ano a partir da sua data de emissão.
Como renovar o certificado A1?
Para fazer a renovação é preciso entrar em contato com a Autoridade Certificadora, realizar a compra de um novo certificado A1 e fazer uma nova validação de dados através do voucher. No caso do e-CPF, a renovação pode ser feita de forma digital. Para o e-CNPJ, é preciso seguir as instruções da AC.
Quanto custa um certificado digital do tipo e-CPF ou e-CNPJ?
Para adquirir um certificado digital A1 é preciso pagar a partir de R$ 160,00. O valor depende do que será escolhido, se vai ser pessoa física ou jurídica.
Existe algum certificado digital A1 grátis?
Não, não existe certificado digital gratuito. A emissão tem um custo, e esse custo é repassado à pessoa ou à empresa, e é de sua responsabilidade arcar com o valor estipulado pela Autoridade Certificadora.
Adquira já seu certificado digital A1 com a Soluti
Com o foco voltado para a inovação e modernização de processos empresariais, bem como a simplificação da rotina de pessoas físicas, a partir da Certificação Digital, a Soluti oferece soluções a fim de garantir mais segurança, mobilidade e integridade às transações efetivadas em ambientes digitais, em atendimento às normas legais e aos padrões aplicados no mercado.