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O mercado de compras de produtos e serviços está em constante inovação, oferecendo cada vez mais opções de negócios e possibilitando a realização de diversas operações em uma única plataforma, graças ao embedded finance.
Essa inovação tecnológica proporciona aos grandes grupos de varejo uma infinidade de possibilidades que antes eram exclusivas do setor financeiro, ampliando os recursos oferecidos aos seus clientes.
Para entender como o embedded finance está transformando a integração de produtos financeiros com plataformas digitais, seu conceito, vantagens e a crescente tendência de digitalização financeira, continue lendo este artigo.
O que é embedded finance?
O embedded finance refere-se à oferta de serviços financeiros por empresas que não pertencem ao setor financeiro. Em uma tradução livre, o termo significa “finanças integradas” ou “finanças incorporadas”.
Com o surgimento do embedded finance, grandes corporações de outros segmentos de fora do mercado financeiro começaram a oferecer diversos tipos de serviços relacionados a este meio, como cartões de crédito e débitos, empréstimos, pagamentos de contas e transferência entre instituições financeiras.
Esse modelo é viabilizado por programas de Application Programming Interface (APIs), que são ferramentas que conectam sistemas, softwares e aplicativos, funcionando como tradutores das informações trocadas.
O objetivo do embedded finance é reunir em um só lugar a oferta de produtos e serviços e também soluções financeiras, para que não seja preciso sair do site ou aplicativo para, por exemplo, solicitar um cartão ou realizar um pagamento. Desta forma, é possível melhorar a experiência do cliente.
Principais características do embedded finance
Como mencionado, a experiência do cliente é uma prioridade para as empresas que adotam o sistema de embedded finance. A seguir, algumas de suas principais características:
Expansão do leque de serviços oferecidos
A inovação que o embedded finance proporciona às empresas de fora do mercado financeiro é justamente a possibilidade de oferecer aos seus clientes serviços diferentes dos que já existem em seu portfólio. Assim,o leque de opções aumenta, e o cliente se sente compelido a não sair dos domínios daquela empresa para buscar soluções em um banco.
Há ainda um possível aumento na chegada de novos clientes, que preferem centralizar todas as suas operações num único local.
Tomada de decisões fundamentadas em dados
Uma estratégia essencial do embedded finance é a análise de dados para oferecer as melhores soluções aos clientes. O estudo dos perfis dos usuários permite medidas mais assertivas e a antecipação das necessidades dos clientes.
Integração com fornecedores de serviços Banking as a Service
Com o surgimento das APIs, houve um considerável crescimento do Banking as a Service (BaaS), e muitas empresas passaram a oferecer serviços financeiros sem que fosse preciso um suporte de ferramentas de instituições financeiras e adotando o embedded finance. Desta forma, foi possível ofertar serviços sem a necessidade de uma plataforma de banco.
Quais produtos financeiros podem ser integrados?
Com o conceito de embedded finance claro, vamos explorar os tipos de serviços que podem ser integrados às plataformas de grandes empresas:
Pagamentos
Muitas empresas já permitem o pagamento de boletos através de cartões de crédito, de débito ou mesmo através de uma quantia que o cliente transfere para sua carteira, facilitando assim a vida de quem opta por esse tipo de serviço em sites e aplicativos de grandes empresas.
Empréstimos
Atualmente, um dos serviços oferecidos por grandes grupos de varejo são os empréstimos, que podem auxiliar seus clientes a manter em dia as suas contas, pois nem sempre possuem recursos para efetuar os pagamentos, fidelizando assim um número maior de pessoas.
Investimentos
Algumas empresas oferecem a possibilidade de investimentos com o valor depositado nas carteiras dos clientes. Serviços integrados de carteiras com rendimentos são atrativos e proporcionam facilidade para quem deseja obter rendimento sem sair da plataforma da empresa.
Banco digital
Muitas empresas agora oferecem contas digitais com diversas opções de movimentações financeiras, como pagamentos de contas, cartões de débito e crédito, e empréstimos. Isso fideliza ainda mais os usuários das plataformas e aumenta a chance de atrair novos clientes.
Diferenças entre BaaS e Embedded Finance
Uma dúvida muito comum que surge aos novos usuários de BaaS (Banking as a Service) e embedded finance é quais são as diferenças entre eles. Dúvida comum e pertinente, já que os dois se parecem em muitos pontos.
O primeiro ponto que difere ambos é a forma como os serviços financeiros são disponibilizados aos seus clientes. O BaaS está mais voltado para os serviços financeiros que as instituições financeiras disponibilizam para quem não é do ramo.
No caso do embedded finance, seus usuários podem utilizar serviços financeiros que foram incorporados à sua própria plataforma, ao invés de precisar utilizar os recursos externos de outras empresas.
Para resumir, o embedded finance visa agrupar em sua plataforma todos os tipos de serviços financeiros que seus usuários possam precisar, para que sua experiência de uso seja a mais conveniente possível. Já o BaaS se movimenta no sentido de integrar serviços bancários de instituições financeiras através de APIs para empresas que desejam utilizá-los em suas plataformas.
Conheça as vantagens do embedded finance
A seguir, as principais vantagens do embedded finance tanto para quem oferece quanto para quem utiliza o serviço:
Ampliação do mercado
Quando empresas de fora do mercado financeiro passam a oferecer soluções financeiras no seu portfólio, ocorre uma expansão do mercado, e do seu campo de atuação, fazendo com que seus usuários sejam fidelizados e aumentando a possibilidade de angariar novos clientes que optem pela concentração de movimentações na mesma plataforma.
Diferenciação competitiva
Como mencionamos acima, com a ampliação do portfólio de produtos e serviços, as grandes empresas se tornam mais atuantes, aumentando assim a competitividade com sua concorrência e explorando a possibilidade de angariar novos clientes, já que consegue antever as suas necessidades.
Geração de receitas adicionais
A ampliação das opções de serviços oferecidos permite às empresas gerar novas receitas, sem perder o foco em seu negócio principal. Clientes bem atendidos e satisfeitos tendem a gerar mais receitas.