O que é uma procuração eletrônica e como emitir

11 de setembro de 2024
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A procuração eletrônica é um recurso inovador amplamente utilizado para delegar poderes de uma pessoa a outra na realização de diversos tipos de atividades, transações e serviços online.

Essa ferramenta foi criada para facilitar os processos de delegação de poderes, especialmente quando as partes não estão na mesma localização. Esse aspecto facilita muito a vida de quem precisa fazer ou receber procurações.

Neste artigo, vamos conceituar detalhadamente o que é uma procuração eletrônica, como ela funciona, quais são os tipos disponíveis, os procedimentos para emissão e suas inúmeras vantagens.

O que é uma procuração eletrônica e como ela funciona?

Uma procuração é um documento elaborado para delegar poderes de uma pessoa a outra, para que ela possa agir em seu nome em determinados âmbitos. Sua versão eletrônica substitui o documento em papel pelo modelo digital.

Na procuração eletrônica, a assinatura e o reconhecimento em cartório são feitos de forma digital, tornando o processo muito mais rápido e simples. Não é necessário que as pessoas estejam presentes, e o envio é instantâneo.

Nesse tipo de documentação, constam informações pessoais do outorgante e do procurador, como nomes completos, documentos de identificação, CPF, a descrição dos poderes concedidos e em que âmbitos eles são válidos. Constam também o período de validade da procuração e as assinaturas eletrônicas.

Quando usar uma procuração digital?

A procuração eletrônica pode ser utilizada em diversas situações, de acordo com a necessidade de cada outorgante, como:

  • Em transações internacionais onde não é possível reunir as partes;
  • Em procedimentos de urgência onde fica inviável a presença em tempo hábil;
  • Para abertura e movimentação de contas bancárias;
  • Em ambientes corporativos que trabalham de forma digital;
  • Na representação em processos eletrônicos administrativos ou judiciais;
  • Na negociação de bens;
  • Na assinatura de contratos e outros documentos;
  • Na celebração de acordos financeiros.

A autorização eletrônica é segura?

A autorização fornecida por meio da Certificação Digital é totalmente segura, já que todas as informações trocadas são criptografadas e feitas em um ambiente sigiloso.

Qual o tempo de validade de uma procuração eletrônica?

A procuração eletrônica é válida enquanto não for cancelada pelas mesmas vias utilizadas para sua emissão. Além do cancelamento, é necessário informar o procurador.

Tipos de procuração

Vamos ver abaixo os tipos de procurações que podem ser outorgadas:

Procuração por instrumento público

Lavrada por um oficial público em um cartório de notas ou consulado brasileiro. Possui fé pública, ou seja, presume-se autêntica e apresenta os limites de poder nela mencionados. Pode ser utilizada, por exemplo, para a negociação de compra e venda de imóveis.

Procuração por instrumento privado

Confeccionada pelo outorgante sem o auxílio de um oficial público. Seu reconhecimento pode ser feito em cartório ou ter a assinatura do outorgante comprovada por testemunhas. Na versão eletrônica, a assinatura com certificado digital dispensa o reconhecimento. Aplicável à maioria das situações, exceto aquelas que exigem instrumento público.

Procuração simples

Nesse tipo de procuração, os poderes conferidos são específicos e limitados, feitos pelo outorgante em nome do procurador, para realização de atos mais simples descritos no escopo da procuração, como por exemplo a representação do outorgante em uma reunião, ou mesmo o recebimento de algum valor em nome do outorgante.

Procuração de plenos poderes

Já no caso da procuração de plenos poderes, o outorgante concede, como diz o próprio nome, poderes ilimitados para sua representação em todos os âmbitos. Com esse tipo de procuração, é possível representar o outorgante em juízo, receber quantias e contrair dívidas.

Como emitir a procuração eletrônica?

Existem duas formas diferentes de fazer a emissão de uma procuração eletrônica, através do e-CAC e da Receita Federal, como veremos a seguir:

Emissão na Receita Federal

No caso da procuração eletrônica emitida através do site da Receita Federal, é preciso que o outorgado tenha o certificado digital, mas apenas ele, e não o outorgante. Dito isso, vejamos como deve ser feita esse tipo de procuração:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Serviços”, depois em “Procurações digitais”.
  • Clique em “Cadastrar ou cancelar procuração digital” e vá para “Etapas para realização do serviço” e depois “Solicitar uma procuração”.
  • Preencha todos os campos do formulário online e siga as etapas indicadas para validar seu pedido.
  • O envio dos documentos para análise pode ser feito de forma digital, seguindo os direcionamentos do site. Isso inclui clicar em “Procurações”, seguido de “Cadastrar procuração para acesso ao e-CAC” e seguir o processo até o cartório conveniado, onde há um valor cobrado.
  • Após a finalização do processo, aguarde e consulte o sistema onde a procuração foi solicitada ou através do e-CAC.
  • Se a resposta for negativa, analise o motivo da recusa e refaça o processo conforme indicado.

Mais um ponto importante desse passo a passo é que a documentação deve ser entregue em até trinta dias, e essa entrega pode ser feita pessoalmente no cartório. E, se você está se perguntando quais são os documentos que devem ser entregues, segue abaixo a relação:

  • Endereço completo do outorgante e do outorgado;
  • Identificação do outorgante e do outorgado;
  • A solicitação de procuração que foi emitida pelo sistema da Receita Federal já impressa, assinada e com firma reconhecida em cartório;
  • Comprovante de endereço de ambos;

Emissão pelo e-CAC

Já no caso da emissão feita através do e-CAC, é preciso que tanto o outorgante quanto o outorgado tenham certificado digital. Mas, em compensação, o processo é bem mais fácil, como veremos a seguir:

  • Acesse o portal do e-CAC e busque o ícone “Procuração eletrônica” para iniciar o cadastramento.
  • Clique em “Entrar com gov.br” e faça seu login.
  • Vá para “Senhas e Procurações” e selecione “Cadastro, consulta e cancelamento – Procuração para e-CAC” e, em seguida, “Cadastrar procuração”.
  • Escolha entre pessoa física ou jurídica e marque os poderes a serem delegados ao procurador.
  • Clique em “Cadastrar procuração” e depois em “Executar”, confira se os dados estão corretos e vá para “Assinar documento”, digitando o número do seu PIN.

Quais as vantagens de fazer procuração eletrônica?

Além dos benefícios já mencionados, a procuração eletrônica oferece várias outras vantagens:

Proteção

O uso de certificado digital é uma forma de blindar seus dados e garantir maior proteção entre todos os envolvidos nesse tipo de processo de outorga de procuração. As plataformas da Receita Federal e do e-CAC também são altamente protegidas com os melhores recursos de segurança de informação.

Rapidez

Processos digitais costumam ser mais ágeis que os presenciais, e com a procuração eletrônica não é diferente. Isso porque tudo é feito de forma virtual, estejam as partes em qualquer lugar. Toda a preparação, assinatura e envio podem ser feitos em questões de minutos, deixando toda essa burocracia bem mais rápida.

Centralização de dados

A centralização dos dados é facilitada e, em caso de extravio da procuração, uma nova via pode ser solicitada, deixando assim todo o processo muito mais fácil.

Economia financeira

A procuração eletrônica reduz custos operacionais, eliminando a necessidade de deslocamento, reconhecimento de assinaturas e impressão de papéis.

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