Posso compartilhar certificado digital? Entenda os riscos e como fazer isso com segurança

2 de junho de 2025
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O uso de certificado digital já é parte da rotina de escritórios de advocacia e empresas, permitindo autenticação de identidade, assinatura de documentos e acesso a sistemas online com validade jurídica. No entanto, surge uma dúvida comum: é seguro compartilhar esse certificado com outras pessoas? 

Compartilhar seu Certificado Digital é tão arriscado quanto compartilhar documentos pessoais como CPF ou RG, pois ele representa sua identidade no ambiente online. Independentemente do formato, seja em nuvem, cartão ou token, o que importa são os dados sensíveis que ele contém, os quais garantem autenticidade e validade jurídica em documentos e serviços acessados ou assinados. Mas para além disso, fique mais por dentro desse assunto com a Soluti, acompanhe!

O que é um certificado digital e para que ele serve?

Primeiramente, antes de falar sobre o compartilhamento do certificado digital, é importante falar sobre o que ele é. De forma sucinta, um Certificado Digital é uma tecnologia que autentica a identidade de pessoas físicas, empresas ou sistemas em transações online. Ou seja, ele funciona como um “documento eletrônico” emitido pela Autoridade Certificadora (AC) que garante plenitude e autenticidade de uma comunicação. E ele serve para diversos serviços, como: 

  • Assinar documentos digitalmente 
  • Movimentar processos judiciais 
  • Emitir notas fiscais 
  • Acessar sistemas como Receita Federal e eSocial 

Existem dois tipos mais comuns: 

  • A1: armazenado no computador, com possibilidade de cópia (.pfx) 
  • A3: armazenado em cartão ou token físico, que exige instalação de drivers específicos 

Os riscos de compartilhar um certificado digital

Apesar de parecer prático, compartilhar um certificado digital é uma prática arriscada e juridicamente delicada. Isso porque o titular é responsável por tudo que for feito com o certificado, mesmo que ele não tenha sido o autor da ação. Isso porque todos os procedimentos realizados com o certificado digital têm validade jurídica. Saiba alguns riscos que você pode estar correndo em compartilhá-lo. 

Alguns riscos incluem: 

  • Vazamento de dados e ciberataques, com exposição de informações confidenciais 
  • Sobrecarga da equipe, que precisa gerenciar instalações, renovações e acessos 
  • Problemas com a LGPD e compliance, em caso de acesso não autorizado

Por que empresas compartilham certificados digitais?

Muitos escritórios optam por compartilhar certificados devido ao alto custo de emissão individual para cada colaborador e à centralização de responsabilidades. Contudo, isso pode gerar consequências legais sérias para o titular e para a empresa. 

No meio jurídico por exemplo, o certificado digital é essencial para que advogados atuem com segurança no ambiente online, permitindo ações como peticionar, assinar documentos e movimentar processos. Apesar de sua segurança tecnológica, práticas como o compartilhamento entre advogados, estagiários e colaboradores motivadas pelo alto custo de emissão individual e centralização de responsabilidades colocam em risco a ferramenta, já que a legislação responsabiliza exclusivamente o titular pelo uso do certificado. Resumidamente, essas são as causas das quais motivam as pessoas a compartilharem seus certificados: 

  • Assinar documentos e declarações; 
  • Enviá-los pela internet; 
  • Emitir nota fiscal eletrônica (o documento é obrigatório para empresas, exceto MEIs); 
  • Usar o eSocial; 
  • Acessar serviços como o portal da Receita Federal; 
  • Acessar outros ambientes virtuais com segurança. 

Como compartilhar de forma segura?

Mas agora que sabemos que isso é tão “comum”, como fazer isso de forma segura? O compartilhamento pode ser feito com segurança usando ferramentas especializadas, que registram e controlam o uso do certificado. 

  • Conceder acesso controlado a colaboradores 
  • Gerar relatórios de uso 
  • Manter conformidade com a LGPD e normas de compliance 
  • Estabelecer termos legais de consentimento mútuo 

Agora que você já sabe como compartilhar o seu certificado de forma segura, saiba quais tipos e como compartilhar alguns desses certificados digitais 

Compartilhar certificado digital A1:

  1. Localize, em seu computador, a cópia do arquivo com extensão; 
  2. Salve-a em um pen drive ou envie por e-mail; 
  3. Salve a cópia no novo computador; 
  4. Faça o procedimento de instalação, da mesma maneira que você fez no primeiro computador. 
  5. Teste o certificado para saber se está tudo certo. 

Como compartilhar certificado digital A3?

O certificado digital A3 fica armazenado em cartão ou token. Para fazer sua instalação em outro computador, você só precisa preparar a nova máquina.  

  1. Desconecte o token ou cartão do atual computador; 
  2. Plugue-o na nova máquina; 
  3. Certifique-se de que os drivers e programas relacionados ao certificado estão instalados no computador. Para isso, consulte o site da emissora do seu certificado; 
  4. Teste o certificado para saber se está tudo certo. 

Mas atenção! O compartilhamento de certificados digitais pode sobrecarregar a equipe, já que exige uma rotina trabalhosa de manutenção, incluindo atualizações, instalações, renovações e gestão de acessos. Essas tarefas, somadas às demandas do dia a dia, aumentam o risco de erros humanos. 

Como garantir o uso seguro do certificado digital no meio jurídico

A emissão do certificado digital para advogados vinculados à OAB segue um processo individualizado e seguro. Na primeira solicitação, o profissional precisa comparecer presencialmente a uma autoridade certificadora para fazer o pedido e registrar sua biometria. Após isso, renovações podem ser feitas de forma remota, por videoconferência. 

A OAB, por sua vez, deve seguir os critérios rigorosos definidos pela ICP-Brasil, entidade responsável por supervisionar todas as autoridades certificadoras no país. Essas exigências existem porque o certificado digital permite ao advogado assinar documentos e realizar atos com validade jurídica, o que implica total responsabilidade do titular sobre o seu uso. 

Diante disso, é fundamental que o advogado adote medidas para reforçar a segurança do seu certificado, principalmente quando há necessidade de compartilhamento. Uma solução eficaz é o uso de ferramentas específicas para gerenciar esse compartilhamento de forma controlada e segura. 

Soluti pioneira em certificação digital 

Agora que você já entende mais sobre a segurança e o compartilhamento de certificados digitais, que tal conhecer a empresa pioneira nesse assunto? Quer saber mais sobre como o certificado digital pode beneficiar você ou sua empresa? 

A Soluti é uma autoridade certificadora digital que oferece soluções em segurança e eficácia para todos os públicos: pessoas físicas, jurídicas e profissionais de diversas áreas. Além disso, oferecemos também certificados e produtos para sites, mantendo o seu endereço na web sempre protegido. 

Proteja suas transações, assine documentos eletronicamente e atenda às exigências fiscais de forma simples e rápida.  

Com ele, você reduz custos, agiliza processos e aumenta a confiança dos seus clientes. 

Para saber mais, acesse o site da Soluti e conheça todos os serviços oferecidos para você aproveitar. 

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