Getting your Trinity Audio player ready... |
Vivemos em um mundo globalizado e cheio de inovações tecnológicas. Existem atualmente muitas empresas que trabalham de forma remota, digitalizando seus processos e suas operações. E o governo não poderia ficar de fora dessa onda online. Com isso, já faz algum tempo que começaram a surgir diversos serviços públicos digitais.
Graças à transformação digital que vivenciamos há alguns anos, é possível se utilizar da tecnologia para acessar serviços públicos que antes só poderiam ser feitos pessoalmente. Os gestores públicos entraram no mundo tecnológico com tudo, e oferecem muitas facilidades online.
Se você ainda não conhece todos os tipos de vantagens que os serviços públicos digitais são capazes de oferecer, está lendo o artigo certo. Vamos explicar o conceito, descrever as vantagens desse tipo de inovação, como elas podem afetar positivamente as nossas vidas e citar alguns exemplos.
O que são os serviços públicos digitais?
A transformação digital nos serviços públicos começou há alguns anos, e a tendência é de crescimento e ampliação, segundo os próprios sites do governo, que oferecem cada vez mais opções online de operações. Os serviços públicos digitais, assim como diz o nome, são serviços que antes eram requeridos apenas presencialmente, mas ganharam uma versão digitalizada, com o intuito de facilitar a vida do cidadão e diminuir as demandas nos órgãos públicos.
De acordo com a plataforma Similarweb, especializada na análise de fluxo de tráfego na internet, o portal Gov.br é o mais acessado do mundo na categoria de páginas oferecidas pelos governos. Já alcançou mais de 150 milhões de cidadãos e oferece mais de 4.200 serviços online. Alguns dos serviços mais procurados são o título de eleitor digital, CNH ou carteira nacional de habilitação eletrônica, CTPS ou carteira de trabalho digital, entre outros, como veremos mais adiante.
Como a transformação digital afeta o setor público?
Os impactos da revolução tecnológica nos serviços públicos são realmente impressionantes, uma vez que os serviços que são oferecidos também de forma virtual já são amplamente utilizados e aceitos pela população. Isso cria uma rede de atendimento pública muito maior, chegando a impactar muito mais gente graças à facilidade dos ambientes online.
Com relação à segurança das informações, tudo que foi implementado está alinhado com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e a troca de dados é feita de maneira criptografada, trazendo assim sigilo e confiabilidade para quem oferece e quem se utiliza dos serviços digitais.
No aplicativo Gov.br é possível acessar milhares de serviços. Como este aplicativo centraliza muitas pastas e órgãos, acaba tornando ainda mais fácil o contato entre o cidadão e o prestador do serviço, possibilitando o acesso e a adesão de pessoas que antes deixavam de requerer seus direitos ou cumprir com seus deveres por falta de oportunidade.
Com o surgimento do governo eletrônico, lá pelos anos 90, houve uma série de benefícios decorrentes do uso dos serviços digitais. O armazenamento de documentos físicos teve uma diminuição grande, já que os processos se digitalizaram, diminuindo assim a necessidade de espaço. Redução também da necessidade de trabalho manual, havendo assim melhor aproveitamento da força de trabalho dos funcionários públicos.
Entenda os benefícios da transformação digital no setor público
Muitas pessoas que moram longe de postos de atendimento se utilizam dos recursos digitais. Quem não tem tempo hábil ou não pode sair do trabalho para resolver pendências consegue também se utilizar desse tipo de solução tecnológica que o Governo passou a oferecer. As portas estão cada vez mais abertas para que os cidadãos consigam solucionar, mesmo que a distância, suas pendências, colocando a vida e os compromissos em dia.
Com o surgimento dos serviços públicos digitais, os processos ficaram mais simplificados, transparentes e acessíveis dentro das plataformas virtuais e dos aplicativos, e os atendimentos presenciais em postos tiveram uma grande redução, dando mais celeridade aos processos. Houve uma diminuição considerável de custos e de tempo gasto com solicitações, graças à inovação tecnológica e sua eficiência operacional.
Vantagens de certificados digitais em nuvem no serviço público
Com a criação e expansão de serviços públicos digitais, os recursos de acesso às redes se fazem necessários, e é notório que muitos processos podem ser resolvidos com a ajuda de certificados digitais. A facilidade de ter identidade e assinatura digitais é um diferencial na hora de requerer uma série de serviços, e acessar sites de órgãos públicos como, por exemplo, os da Receita Federal ou da Secretaria de Fazenda.
A emissão de notas fiscais com acesso através do Gov.br, por meio do certificado digital, torna tudo mais prático e oferece ainda mais segurança. Tudo isso com validade jurídica reconhecida e total segurança na troca de informações sigilosas.
Conheça os serviços digitais do governo
Buscando uma gestão mais inclusiva, o Governo Federal facilitou o acesso a serviços através de meios digitais. Dentre eles, a prova de vida, aberturas e encerramento de empresas, o SUS digital, FIES, ENEM, soluções do site da Receita Federal, SEFAZ, emissão de impostos e tributos, emissão de notas fiscais eletrônicas, e os campeões de uso que veremos abaixo:
Serviços mais acessados
- Serviços do Detran como a CNH digital, multas e transferência de pontos
- CadÚnico
- Baixa de certidões, como de pessoas idosas ou com deficiências
- Declaração de Imposto de Renda
- Título de eleitor digital
- Sougov, um serviço exclusivo para servidores públicos federais
- eSocial
Quais as tendências da inovação digital no poder público?
O Gov.br já é o site dessa natureza mais acessado do mundo, e a tendência é que ele continue se atualizando para seguir todas as inovações tecnológicas e ampliar cada vez mais a gama de serviços oferecidos. Evolução com o uso de novas tecnologias para oferta de serviços, segurança de dados e proteção antifraude.
Na parte de governança, é possível implementar formas mais atuais de gestão eficaz dos dados públicos, aumentando assim o sigilo e a privacidade de seus usuários. Isso inclui o uso da IA (Inteligência Artificial) para randomizar tarefas e oferecer serviços com mais qualidade aos cidadãos. Com a tecnologia blockchain, as transações se tornam mais seguras e transparentes.
Todo esse investimento visa não só uma constante melhoria, mas também o aumento no número de serviços oferecidos, e consequentemente o aumento no número de cidadãos que podem fazer uso de serviços públicos digitais. O Governo Federal caminha junto com inovações para que a experiência do usuário se aprimore e seja aperfeiçoada de forma contínua.